Assim como mudam os hábitos de consumo, é preciso se reinventar quando se trata de publicidade do mercado gastronômico, ainda mais quando uma pandemia transformou o cenário não só no país, mas em todo o mundo.
O modelo de consumo da população tem se voltado cada vez mais para o ambiente virtual, principalmente com a explosão de aplicativos sendo instalados nos celulares.
Os restaurantes, bares e lanchonetes que apostam no modelo de marketing digital ganham cada vez mais clientes.
Tudo isso porque disponibilizam um cardápio completo, bem como a possibilidade de fazer o pedido por meio de alguns cliques, com forma de pagamento facilitada, e divulgam seus diferenciais e produtos nas redes, atraindo o usuário e despertando o interesse.
Para uma marca presente no mercado, estar em sites que recomendam o pedido online, em marketplaces que podem ser acessados instintivamente ou em aplicativos funcionais facilita cada vez mais a vida dos consumidores e possibilitam um acesso mais diverso.
Alcançar o público-alvo com anúncios inteligentes é uma tarefa que pode ser desenvolvida a partir de um planejamento de marketing digital, garantindo que os clientes sejam atraídos por meio de imagens que instigam o paladar.
Portanto, a primeira dica é investir em profissionais que trabalham no setor da comunicação, com especialistas em comunicação, publicidade e propaganda, além de fotógrafos e, por que não, influenciadores digitais.
Espaço para recepção de clientes e delivery
O público pode conhecer um restaurante apenas pelo nome, porque ouviu falar em um programa de TV ou em uma propaganda pelo rádio.
Quando um consumidor em potencial se depara com uma propaganda diretamente no computador pessoal ou no celular, ele enxerga a possibilidade de provar algo que sempre teve vontade e é instigado pelas imagens que apresentam alimentos suculentos.
Essa é uma das principais vantagens quando se trata do investimento em marketing digital.
As pessoas estão cada vez mais presentes no meio online, atentas em blogs sobre gastronomia, redes sociais e sites que indicam os melhores lugares para se consumir.
Independentemente de onde a mídia é feita ou se consumirão no próprio local ou por meio de um serviço de entrega, o que os consumidores querem é estar na mesma sintonia que outras pessoas e o ambiente que consomem.
Dessa forma, o empreendimento deve estar preparado para atender da melhor forma possível qualquer cliente e em todo o canal.
Um salão devidamente equipado, com mesas montadas de maneira atrativa, e cadeiras confortáveis, pode levar os clientes a desejarem conhecer o local. Conhecido também como marketing sensorial.
Mesmo em tempos de pandemia, muitos estão preparados para recepcionar os consumidores com toda a segurança exigida pelo Ministério da Saúde, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e entidades de classe.
Os profissionais que estão à disposição dos clientes precisam passar por um treinamento contínuo, e até mesmo o curso de reciclagem de bombeiro civil para situações emergenciais deve estar atualizado.
A formação de equipes de entrega a domicílio também faz parte dos novos hábitos de consumo da população.
Esse tipo de serviço também serve como forma de fazer propaganda e marketing. Para isso é preciso investir em um uniforme completo com a marca exposta em diferentes pontos, como:
- Capacete;
- Mochila térmica;
- Motocicleta ou carro;
- Vestimentas.
A circulação pela cidade durante uma entrega é uma oportunidade em se aplicar a publicidade OOH (Out Of Home).
Nesse contexto, é importante utilizar outros meios de comunicação, como busdoor, outdoor e painéis eletrônicos presentes em trens, ônibus e metrôs.
Vale lembrar que muitos estabelecimentos comerciais que adotam o sistema de drive through, em que motoristas passam na loja mas não entram, se tornaram mais frequentes durante a pandemia e essas medidas também podem ser utilizadas para a divulgação, demonstrando as preocupações e valores da marca.
Por isso é importante investir em um projeto elétrico completo que atenda tanto a iluminação do salão quanto os painéis que ficam em exposição do lado externo,atraindo e confortando o público em diferentes processos de atendimento.
Os restaurantes e lanchonetes que investem em marketing digital podem criar aplicativos próprios, facilitando o pedido dos clientes e até mesmo a forma de pagamento.
Assim, o fluxo de pessoas passa a ser maior, com melhora no índice de aprovação e menos fila para pegar.
Vale lembrar, ainda, que muitos veículos já estão equipados com centrais multimídia integradas ao percurso do motorista.
O investimento em mobile marketing pode atingir esse público em um momento propício, pois os mapas digitais podem apontar o empreendimento de maneira natural e despertar o interesse imediato.
Portanto, o marketing digital é fundamental para o segmento gastronômico sob diversos aspectos.
Funcionários ajudam na publicidade gastronômica
Trabalhar o marketing interno é de extrema importância para os empreendimentos do setor gastronômico.
Isso porque os funcionários são aqueles que preparam o salão, dão apoio aos chefs na cozinha e fazem as entregas para os clientes, recepcionando o público e representando a marca.
Nesse sentido, oferecer benefícios como plano odontológico para MEI ou seguro saúde ajuda a reter profissionais que se destacam, bem como mantê-los devidamente treinados e capacitados, seguindo a visão e os valores da empresa, visto que serão a representação da marca.
Para garantir mais visualizações nas páginas dos sites, vale incentivar os funcionários a publicarem os bastidores, momentos de descontração, demonstrando o quanto a empresa preza pelo bem-estar e a autoestima dos trabalhadores.
Esse tipo de marketing deve ser realizado com parcimônia. Quando bem trabalhado, expande a publicidade de maneira viral, atingindo diferentes públicos e aqueles que podem se tornar novos clientes.
Parcerias comerciais podem ser diferencial
O sucesso de um empreendimento gastronômico está, principalmente, nos produtos e serviços oferecidos para os clientes. Porém, ele precisa trabalhar com produtos frescos, e nesse ponto as parcerias comerciais são essenciais, pois isso também pode ser usado como marketing.
Marcas famosas de bebidas, ingredientes nacionais e importados de qualidades podem ser um fator agregador quando os pratos são disponibilizados no site ou nas redes sociais.
Por exemplo, se o cliente pesquisa por “portão de alumínio de correr valor” empresas que trabalham com materiais desse tipo, terá assertividade na venda e o cliente na busca, pois é algo específico na qual o Google entrega aquele que tem maior relevância e que esteja de acordo com as métricas SEO.
Esse é um exemplo de diferencial que pode ser explorado no marketing digital, utilizando as palavras-chave na estratégia de SEO (Search Engine Optimization) ou nas hashtags empregadas nas redes sociais.
Prestadores de serviço na campanha de marketing
As parcerias comerciais não precisam ficar amarradas apenas aos fornecedores diretos. Estabelecer um vínculo com prestadores de serviço pode ser de grande valia quando se trata de marketing para o setor gastronômico.
Quando um corretor Porto Seguro auto oferece um desconto para os clientes poderem experimentar um almoço ou jantar em um restaurante, as marcas são associadas de forma orgânica, destacando o potencial de ambas as partes.
Esse modelo de marketing pode ser aplicado com diferentes prestadores de serviço, e alcançar um público completamente novo para ambas as partes.
O caminho inverso, por exemplo, pode ser a aplicação de uma marca que vende consórcio de caminhões seminovos no cardápio da lanchonete ou restaurante.
São dois empreendimentos completamente diferentes, com consumidores variados mas que, em algum momento, podem se relacionar, sendo interessante criar esse vínculo e troca entre os ambientes – o que também pode se aplicar a outros cenários.
A grande questão é demonstrar um diferencial sobre o modelo de administração e como se trabalha a propaganda em diferentes mídias de comunicação.
A oferta de uma experiência inovadora, como um prato que conta com ingredientes diferenciados, pode ser o grande destaque de um restaurante e, por isso mesmo, ser tornar um ponto a ser explorado no marketing em diversas situações.
Ganhe o cliente pelo olfato e paladar com foto
Trabalhar as emoções e sensações dos clientes são apelos que podem ser explorados de diversas maneiras por um empreendimento que trabalha com comida.
Nesse ponto, os restaurantes que disponibilizam um site com um marketing de conteúdo completo saem na frente dos concorrentes.
Atrair os clientes com fotos profissionais é primordial, pois o estímulo visual é muito atrativo, podendo até despertar sensações relacionadas ao olfato e ao paladar.
Um texto rico em detalhes também vai trabalhar essas sensações, de forma mais sutil, convidando o consumidor para que ele passe pela experiência de provar um novo prato, seja a primeira vez, ou repetir a vivência.
Segurança e conforto são pontos a favor
Apresentar a oportunidade de conhecer o local, ou convidar os clientes que já são fidelizados, é sempre uma maneira de aplicar o marketing digital, utilizando ferramentas como e-mail ou enviando newsletter apresentando o novo cardápio com ingredientes de época, pode ser determinante para a manutenção das visitas.
O investimento no ambiente comercial também é importante, e independentemente do preço tubulação de cobre para ar condicionado, é preciso oferecer um salão climatizado e que não interfira na experiência frugal.
O conforto é outro elemento que deve ser explorado continuamente nas propagandas empregadas nas mídias de comunicação e redes sociais, no site empresarial e nos aplicativos de gastronomia, bem como no próprio ambiente, criando uma experiência e memória afetiva qualificada.
Outro ponto que deve ser destacado é a segurança patrimonial de terceiros, oferecendo um estacionamento amplo ou com uma prestadora de serviços terceirizada.
A contratação de uma empresa de alarmes residenciais em Fortaleza que atende também estabelecimentos comerciais é uma forma de demonstrar cuidado com os clientes, e isso pode ser demonstrado por meio da propaganda e aplicado nas campanhas diversas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.