Essa é a pergunta que muitos empreendedores e pequenos empresários se fazem. Quais as vantagens e desvantagens em se anunciar no Facebook. Fizemos testes e chegamos a um veredito.
Ainda hoje quando mencionamos publicidade na internet, links patrocinados ou marketig digital, um nome vem logo à mente: Google.
Isso deve-se ao fato que o Google Adwords é uma das ferramentas mais usadas e poderosas para se divulgar produtos ou serviços na internet – afinal – seus anúncios aparecem para pessoas que estão procurando seus produtos/serviços e isso é, sem dúvida, a melhor segmentação que a ferramenta oferece.
Google: Ficando caro demais?
Mas, para alegria da gigantesca empresa de Mountain View, todo mundo utiliza o Adwords, logo percebe-se que determinados palavras-chave estão inflacionadas, impactando nos custos dos anúncios e corre-se o risco do Adwords ficar muito, muito caro.
Apenas uma observação: Se você ou sua empresa investem no Adwords sem a auxílio de uma agência de marketing, ambos estão correndo o risco de investir muito e ter pouco retorno, Adwords requer um gestão constante e especializada para otimizar e rentabilizar o investimento, pense nisso.
Voltando ao foco. Para continuarmos investindo em publicidade na internet, podemos ter diversas alternativas e até mesmo repensar suas estratégias no Google, mas quero mostrar um pouco do Facebook e como ele pode te ajudar a vender mais.
Utilizando o Facebook
Se você criou uma página para sua empresa como se fosse uma pessoa física, lamento informar mas essa foi uma péssima decisão. Sua empresa precisa de uma página de empresa! Uma fan page dispõe de todas as ferramentas necessárias para você acompanhar o tráfego e comportamento de pessoas interessadas no seu negócio. Crie uma fan page agora.
Tipos de anúncio
O Facebook vem remodelando sua estrutura de anúncios e a ferramente de criação e segmentação do anúncio está cada vez mais elaborada e interessante. Atualmente, pode-se criar uma campanha com base no seus objetivos, conforme a figura abaixo:
Explicando:
Envolvimento – Ideal para posts bem trabalhados, como artigos ou infográficos, para auxiliar na disseminação da sua marca (buzz marketing).
Curtidas na página – Para aumentar o número de pessoas que estão seguindo sua página, vamos falar mais deste item mais a frente;
Cliques no site – Direcionar tráfego para seu site ou landing page;
Conversões no site – Direcionar tráfego para seu site que realize alguma ação (download, cadastro ou compra), também iremos falar deste mais tarde.
Instalações do Aplicativo – Sua empresa criou um app? Essa é a opção;
Envolvimento com Aplicativo – Opção para aumentar os níveis de utilização do app;
Ofertas – Bem direta, oferta para usuários.
Segmentação Diferenciada
O Facebook possibilita diversas forma de segmentação: a óbvia segmentaçao geográfica, passando por interesses e perfis do usuários até segmentaçao por comportamento. Segmentação por comportamento é o grande diferencial do Facebook com relação ao Google, é possível selecionar pessoas que já realizaram ou realizam compras online, pessoas que sejam early adopters ou, se você atua com B2B, pessoas que são proprietárias de empresas.
Estratégias
Tudo depende do seu negócio, mas de forma geral eu recomendo atuar em 3 estágios:
Campanha de Curtidas – Construa sua base de futuros clientes. Essas pessoas vão te ajudar a divulgua sua empresa, portanto tenha um perfil ativo com posts e atividades relevantes no Facebook, isso vai te ajudar a cativar sua audiência.
Envolvimento com publicação ou cliques no site: Atraia mais pessoas, disponibilize um material de valor agregado, conquiste mais seguidores e algumas vendas.
Conversões ou Ofertas -Chegou a hora de faturar.
Observações: Sua página precisa ter atividades, posts, arquivos, artigos, downloads… Cative sua audiência. Se partir diretamente para ofertas, bem, isso será visto como invasivo e deselegante e pode gerar algumas descurtidas. Isso mesmo as pessoas vão rejeitar sua empresa.
Vantagens e Desvantagens
A principal vantagem é o custo. Atualmente é muito mais barato anunciar no Facebook. Tenho cases (em breve serão apresentados) que clientes nossos obtiveram o mesmo desempenho ou melhor que o Google Adwords com investimento menor.
Outra vantagem é a amplitude. Imagine que você venda um serviço qualquer, o volume de buscas desse serviço no Google caem bruscamente aos finais de semana, talvez porque essas pessoas não estejam trabalhando ou não estejam em seus ambiente de trabalho. Mas isso não elimina a necessidade pelo serviço. Logo, se esse anúncio aparecer para a pessoa que não está ativamente procurando mas que está precisando, existe a possibilidade de venda.
Um dos destaques do Facebook Ads é o acesso ao banco de imagens Shutterstock para criar um anúncio bem atrativo.
A desvantagem, ou melhor, deficiência, é o gerenciador de anúncios. Poderia ter opções de segmentação de horários, pausa e reinício automático – se houver, me perdoem, pois reviramos e não achamos – e relatórios mais completos sobre o desempenho da campanha.
Bom, se você ou sua empresa procura uma opção para o Google Adwords, vale a pena pensar no Facebook Ads. Obrigado e até a próxima.