Então você decidiu construir seu próprio site através de um CMS? Leia agora nossa análise e descubra qual a melhor opção para você: WordPress, Joomla ou Drupal.
Antes de mais nada, você precisa saber de algo importantíssimo. Diversos websites na internet utilizam sistemas de gerenciamento de contéudo (em inglês, Content Management System – CMS), por algumas razões simples:
- Segurança;
- Facilidade de Atualização;
- Baixo Custo de Manutenção.
Vale ressaltar também que todas essas ferramentas são gratuitas para download e publicação do site.
EM BREVE: Como fazer um site wordpress!
Muito bem, se você realizou sua lição de casa descobriu que existem 3 Gerenciadores de Conteúdo (CMS, muito utilizados e difundidos na web: WordPress. Joomla e Drupal.
Iremos mostrar para você – pequeno empresário ou empreendedor – qual é a melhor solução para sua empresa considerando que nosso comparativo não irá apontar a melhor opção, mas sim dizer quais facilidades e dificuldade de cada ferramenta, tudo bem? Então vamos lá!
Round 1 – Facilidade de Aprendizado e Uso
Instalação: Todos os gerenciadores de conteúdo apresentam o mesmo modelo de instalação: Você pode realizar o download dos pacotes no sites oficiais e instalar via FTP ou via instaladores de hospedagem. Todos requerem criação de banco de dados e utilizam um sistem de instalação e configuração bem simples.
Aprendizado: Aqui, o WordPress se mostra mais vantajoso – lembre-se que você, empreendedor, precisa focar na sua empresa – o menu na lateral esquerda é intuitivo e mostra exatamente o que você precisa para criar um site, Joomla e Drupal requerem um pouco mais de atenção e conhecimento técnico.
Uso Diário: WordPress e Joomla empatam, para gerenciamento diário e rotineiro, depois de pegar a prática, ambos os gerenciadores tornam-se fáceis para a publicação e edição das páginas, textos e imagens do site.
Melhor Opção: WordPress
Percentual de Sites na WWW
- WordPress 28%
- Joomla 3%
- Drupal 1%
Round 2 – Temas e Plugins
Temas: Temas são programas ou aplicativos que mudam a aparência do seu site, alguns permitem que você crie sites específicos para seu negócio ou já possuem modelos de páginas visualmente lindas pré-montadas permitindo a personalização com sua marca. Tanto WordPress, Joomla e Drupal possuem excelentes temas gratuitos e pagos que dão um visual altamente profissional. Aqui na Lifetree utilizamos somente temas pagos para nossos clientes, pois permitem 100% de personalização, inserção de código-fonte e facilidade para nosso cliente gerenciar após a entrega do trabalho.
Plugins: Plugins no WordPress, Extensões no Joomla, Módulos no Drupal, são aplicações que realizam funções específicas e ampliam a capacidade do seu site. Por exemplo, quer um formulários? Instala um plugin. Quer um sistema de agenda? Instala um Plugin.
Atenção, muitos plugins/extensões/módulos estão somente em inglês, portanto quando instalar certifique-se que exista uma tradução ou versão em português brasileiro, caso contrário seu site ficará bílingue, impactando na experiência do usuário.
Melhor Opção: WordPress com quase 50 mil temas e plugins disponíveis.
Quantidade Temas e Plugins
(em milhares)
Wordpress
Joomla
Drupal
Round 3 – Velocidade e Segurança
No quesito segurança, Drupal é imbatível.
WordPress e Joomla apresentaram e continuam trabalhando em significativas melhorias de proteção e possuem excelente plugins de segurança disponíveis que tornam o site tão seguro quanto Drupal, vale a pena lembrar que, um bom serviço de hospedagem também é fundamental para que seu site não seja atacado.
Melhor Opção: Drupal
Round 4 – Suporte e Inovação
As equipes do WordPress e Joomla lançam atualizações do gerenciador mensalmente e ambas possuem excelentes fóruns de ajuda e suporte ao usuário, mas no quesito Inovação, a comunidade de desenvolvedores do Joomla é mais ativa e apaixonada em entregar novas funcionalidades ao gerenciador.
Melhor Opção: Joomla
Quando se trata de SEO (clique aqui para saber mais), todas as ferramentas apresentam mecanismos para facilitar o trabalho de SEO.
Em relação a publicação de sites responsivos, o WordPress, através de sua vasta biblioteca de temas permite que você construa um site responsivo com relativa facilidade.
Melhor Opção: WordPress
Conclusão
WORDPRESS é a melhor opção. Pela facilidade de adicionar novos conteúdos e pela capacidade de expandir as funções do site com alguns plugins.
Clique aqui para conhecer a plataforma.