5 tipos de marketing

Quais são os 5 tipos de marketing para implementação

06/03/2023

Atualmente, algo que toda empresa deve pensar é no marketing de implementação, isto é, nas principais estratégias de marketing que podem ser aplicadas nas companhias e como esse procedimento deve ser feito para trazer bons resultados para a marca.

Além disso, é necessário considerar como ocorre esse procedimento de implementação e seus aspectos e impactos.

Ou seja, é crucial pensar nos pontos positivos e negativos de adotar estratégias de marketing diversas, considerando as necessidades e objetivos específicos, considerando aquelas que melhor performam em seu nicho de negócio.

Independentemente do ramo de atuação da sua marca, seja uma empresa do setor de roupas ou uma loja de mangueira hidráulica, é fundamental saber tudo sobre a implementação de estratégias de marketing para ampliar os resultados da marca.

Ademais, conheça 5 tipos de marketing, que se destacam entre os melhores para implementar em sua companhia e alcançar diversos benefícios.

Planejamento de marketing

Primeiramente, é preciso pensar no planejamento das estratégias de marketing, isto é, o que uma empresa deve considerar antes de selecionar uma das ações de marketing disponíveis.

Para isso, podemos afirmar que as companhias devem pensar nas seguintes etapas:

  • Objetivos;
  • Pesquisas;
  • KPIs;
  • Orçamento.

Abaixo abordaremos cada um desses pontos:

  1. Objetivos

Os objetivos devem ser sempre o primeiro tópico a ser considerado em qualquer planejamento empresarial estratégico. 

É fundamental definir o que a empresa deseja, para poder identificar quais passos serão necessários para alcançá-los.

Uma fábrica de roldanas, por exemplo, pode pensar em divulgar um novo produto e, para isso, será necessário implementar o marketing de conteúdo junto a campanhas com influenciadores, especificando os diferenciais das novas roldanas.

Assim, são diversos objetivos que podem ser considerados para promover os resultados esperados pela marca, devendo ser pensados antes de estabelecer as ações.

  1. Pesquisas

Após definir seus objetivos, é indispensável realizar pesquisas, sobretudo as chamadas “pesquisas de mercado”. 

De forma geral, as pesquisas servem para identificar padrões em setores específicos em que as empresas atuam.

Dessa forma, fica mais fácil traçar perfis de potenciais clientes.

Isto é, definir um público-alvo para a sua companhia, para o qual as estratégias de marketing deverão ser focadas. 

Esta etapa também tem alto valor para auxiliar na escolha do tipo de marketing a ser implementado, considerando as necessidades e desejos do negócio e do público, direcionando as ações de forma mais precisa.

Uma empresa que faz, por exemplo, preço para instalar ar condicionado, deve estudar o mercado deste tipo de procedimento e traçar um perfil de potenciais consumidores a fim de organizar com mais eficiência as suas campanhas.

  1. KPIs 

KPI é uma sigla que determina “Key Performance Indicator” que pode se traduzir para “Indicadores-chave de desempenho”. Em todo e qualquer planejamento de marketing é fundamental fazer uso deste recurso.

Resumidamente, dizemos que os KPIs são utilizados para medir a eficiência de campanhas e estratégias de marketing. 

Desta forma, é possível identificar os pontos positivos e negativos e realizar as alterações necessárias, a fim de otimizar os resultados.

Portanto, antes mesmo de selecionar um tipo de marketing, determine quais serão os indicadores de performance que irão atuar na estratégia da sua empresa, seja ela de plataforma elevatória residencial ou de outra área, de modo a compreender a melhor ação.

  1. Orçamento e equipe de marketing 

Por fim, como última etapa do planejamento de marketing para implementação, temos o orçamento e a equipe que será responsável.

É fundamental destacar que uma boa estratégia de marketing é um investimento valioso para as empresas, por isso, é necessário ter um orçamento específico para a realização de tais estratégias da melhor maneira possível.

Além disso, você deve contar com uma boa equipe de marketing, que tenha profissionais capacitados. Desta forma, as chances de sucesso em suas estratégias são potencializadas.

Sendo assim, tenha um orçamento dedicado e conte com uma excelente equipe para planejar o marketing da sua empresa de medicina do trabalho clínica, administração condominial, indústria alimentícia ou qualquer outra companhia, em vários setores.

5 tipos de marketing para implementação

Agora que você já sabe as principais etapas do planejamento de uma estratégia de marketing, necessárias para sua implementação, conheça os 5 tipos de marketing, dentre os principais, que são cada vez mais utilizados e podem promover excelentes resultados para sua marca.

Após pensar nos objetivos, realizar as pesquisas de mercado, determinar as KPIs que serão utilizadas, bem como o orçamento e a equipe responsável, você pode escolher as opções que mais se adequarem aos seus objetivos para implementar em sua companhia.

  1. Marketing de conteúdo  

O primeiro tipo de marketing listado é um dos principais, cada vez mais utilizado e comentado entre as empresas: o marketing de conteúdo.

De forma geral, o Marketing de Conteúdo é toda a ação focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, educativo e valioso com objetivo de atrair, envolver e converter visitantes e clientes em potencial.

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas em estratégias de marketing de conteúdo, dentre as principais estão:

  • Blogs;
  • Posts em redes sociais;
  • Imagens e vídeos;
  • Livros digitais;
  • Podcasts;
  • Webinars.

O marketing de conteúdo é uma excelente opção, cada vez mais selecionada, pois ele é capaz de segmentar o público-alvo das empresas com eficiência, graças aos materiais específicos e de alta qualidade que são utilizados nas estratégias.

Seja a sua empresa uma fabricante de scanner odontológico, ou de qualquer outra área, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente opção para atrair, conquistar e fidelizar consumidores.

  1. Marketing de mídia social  

O Marketing de Mídia Social é aquele que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo em várias plataformas e redes sociais.

O intuito é aumentar a conscientização da marca, engajar-se com os clientes e gerar leads e vendas de forma mais rápida, dinâmica e próxima do público.

Assim, ele atua como segundo tipo de marketing mais visado, sobretudo pela alta popularidade que as redes sociais têm na vida das pessoas. 

Dessa forma, ter a sua empresa atuando e realizando estratégias de marketing nessas plataformas pode ser extremamente valioso para conseguir novos clientes.

Ademais, podemos dizer que o marketing de mídia social promove uma aproximação entre empresas e público-alvo, uma vez que cria a sensação de pertencimento e isso pode ser extremamente valioso para conquistar os consumidores.

  1. Inbound Marketing  

O Inbound Marketing, também conhecido pelo seu nome traduzido, marketing de atração, é aquele produzido com o objetivo de fazer com que os potenciais clientes de um negócio venham a procurá-lo.

A ideia principal do marketing de atração é criar conteúdo interessante e útil para alcançar – na verdade fazendo o potencial cliente encontrar a marca -, atraindo para o site e, em seguida, usar o conteúdo para ajudar a converter esses visitantes em leads qualificados, e posteriormente em clientes.

Muitas vezes, as estratégias de inbound marketing estão relacionadas com o marketing de conteúdo, primeiro tipo de marketing em nossa lista. Afinal, apresentam um funcionamento similar em alguns aspectos.

Dessa forma, quando um potencial cliente pesquisar por “pulverizador agrícola preço”, por exemplo, ele poderá encontrar o site da empresa que trabalha com o equipamento e que utiliza o inbound marketing com eficiência.

  1. E-mail marketing  

O quarto tipo de marketing da nossa lista é aquele realizado pelas empresas via e-mail, plataforma tão importante para o contato com o público desde o seu surgimento. 

De forma geral, as empresas enviam mensagens promocionais e informativas para sua lista de leads e clientes de forma segmentada – mas em alto volume – a partir das plataformas de correio eletrônico.

Normalmente, o e-mail marketing é usado para gerar vendas, promover eventos, aumentar a conscientização da marca, divulgar novos produtos e promoções além de construir relacionamentos com clientes.

Esse tipo de marketing pode ser realizado por meio de uma série de e-mails programados e automatizados conforme a “qualidade” do relacionamento com o público.

Assim, ajuda a nutrir leads e clientes existentes, além de ser frequentemente utilizado para remarketing, isto é, marketing àqueles que já foram clientes das companhias anteriormente mas que estão com a relação “esfriada”.

  1. Marketing de relacionamento  

Por fim, temos o marketing de relacionamento que, de forma geral, se concentra na criação e manutenção de relações saudáveis ​​entre as empresas e seus clientes, permitindo um melhor entendimento dos consumidores.

O principal objetivo do marketing de relacionamento é entender as necessidades do seu público-alvo e adaptar-se para atendê-las da melhor forma, proporcionando experiências únicas e de valor dos clientes com a empresa.

Para isso, é necessário estudar o mercado constantemente, além de disponibilizar recursos como feedbacks para seus produtos e serviços.

Dicas de marketing para qualquer negócio 

Para finalizar, após saber como é realizado o planejamento de uma estratégia de marketing, bem como os 5 tipos principais para implementação, confira algumas dicas que servem para aplicá-los com qualidade em qualquer negócio.

Isto é, seja sua empresa de compressor parafuso manutenção, ou de qualquer outra área do mercado, as dicas de marketing a seguir podem ser valiosas para começar a colocar o marketing em prática.

Crie conteúdos de qualidade  

A primeira dica está relacionada com algumas das principais estratégias de marketing e diz respeito à qualidade dos conteúdos criados e disponibilizados pela sua empresa nos mais diversos canais, como blogs e e-mails.

É essencial criar materiais que sejam relevantes para a sua área de atuação, despertando o interesse de potenciais clientes e demonstrando a expertise de seu negócio.

Ao criar conteúdos de qualidade você aumenta suas chances de atrair, reter, conquistar e fidelizar clientes.

Esteja sempre atualizado  

Outra dica essencial é manter o seu negócio sempre atualizado para os atuais padrões do mercado, tanto de forma mais geral quanto de maneira específica, considerando a atuação da sua empresa.

Para isso, é importante fazer pesquisas constantes de mercado, identificar tendências e adaptar o conteúdo de suas estratégias de marketing, mantendo-se sempre atualizado nesse setor tão ágil.

Aproxime-se de seu público  

O seu público-alvo deve sempre ser o foco das estratégias de marketing, afinal, você deseja conquistá-lo, ganhando novos clientes. Para isso, é fundamental aproximar-se de seu público e de seus interesses da melhor forma possível.

Sendo assim, mantenha-se ativo nas redes sociais, converse com seus clientes, tire dúvidas e tenha áreas para colher feedbacks de seus produtos e serviços.

Analise constantemente as estratégias  

Por fim, é indispensável analisar constantemente as estratégias adotadas, a fim de identificar o que está funcionando, e deve ser mantido, e o que deve ser aprimorado para qualificar os resultados.

Para isso, você pode contar com as KPIs, além de diversas outras ferramentas que possibilitam realizar estudos e análises de suas estratégias.

Conclusão

O marketing é uma parte essencial para a atuação e o sucesso de qualquer empresa.

Sendo assim, você deve sempre realizar o seu planejamento da melhor forma possível e escolher o tipo de marketing que melhor se adapta à sua empresa e objetivos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest