O tema é controverso entre os especialistas da área: Alguns dizem que SEO morreu, outros dizem que mudou de aparência e nome. Para pequenos empresários e comerciantes é uma sigla esquisita cheia de mistérios. Afinal para que serve o SEO?
Outubro 2013. Início das operações da Lifetree Marketing, uma bomba explodia na internet: O Google havia mudado o seu cultuado, respeitado, temido e investigado algoritmo de pesquisa. Era o tal de Google Hummingbird (beija-flor).
Acompanhamos atentamente a repercussão desse lançamento, especialistas em SEO comemoravam e outros abandonavam a carreira dizendo “SEO is dead”. Alguns afirmavam que o SEO agora se chamaria OC/DC (Optimizing Content for Discovery and Conversion – traduzindo Otimizar conteúdo para ser encontrar e converter vendas) – nome que lembra uma de nossas bandas favoritas – e que tudo mudaria mas continuaria igual ao mesmo tempo.
Bem, isso é meio confuso não? Ok, vamos esclarecer por partes de maneira bem simples para entendermos melhor.
O Google, como todos sabem, é um site de buscas.
As buscas são realizadas por um algoritmo, como objetivo declarado do Google é fornecer a melhor experiência para o usuário, eles costumam de tempos em tempos atualizar este algoritmo.
Por que o Google atualiza o algoritmo? Segundo eles, para oferecem melhores e mais precisas respostas as buscas realizadas;
O que é SEO mesmo? SEO é a sigla para Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de buscas – e consiste em atividades estratégicas para melhorar o ranking do seu site nas pesquisas dos mecanismos de busca (vulgo Google).
Agora, explica-se o motivo de revolta de alguns.
Imagine passar um ano inteiro realizando o trabalho de otimizar seu site para o Google e, de repente, as regras mudam no final do jogo? Seria como estar vencendo a partida por 1×0 suado e aos 47 minutos do segundo tempo, o juiz resolvesse mudar o placar para 5×1 para o adversário porque ele simplesmente quis assim.
Toda essa revolta ocorreu, na verdade, devido a uma deturpação do conceito da finalidade do SEO: O objetivo inicial era ser encontrado pela qualidade do seu conteúdo, transformou-se em SER PRIMEIRO LUGAR NO GOOGLE.
E isso trouxe problemas, pois, assim como em Star Wars existe o lado negro da força, em SEO, existe o BLACK HAT.
Em suma “black hat” são truques de SEO para tentar enganar o algoritmo do Google e fazer um site ganhar mais ranking do que ele realmente merece. Ou seja, desonesto.
E cuidado, muita gente vende esse passa por especialistas em aumentar tráfego, mas na verdade está te oferecendo serviços fraudulentos. E quando o Google descobrir – porque ele VAI descobrir – as punições serão severas.
Para evitar o Black Hat (e suas evoluções), o Google sempre atualiza seu algoritmo de busca. No final quem ganha é o internauta, pois sempre terá resultados de buscas mais relevantes para seus interesses.
Portanto SEO é feito para os internautas, É marketing, e é fundamental para ajudar seu site e sua empresa a ter mais receitas e vendas.
Concluindo: o SEO existe para fornecer o melhor contéudo para os usuários da internet, logo sua empresa será reconhecida – e conquistará clientes – por isso.
Simples assim.