Por que empreender? Por que se arriscar tanto? Estas são algumas dúvidas que devem pairar sobre a cabeça de alguém que começa a vislumbrar a possibilidade de se tornar empreendedor. Para ajudar nessa tomada de decisão, reunimos alguns fatores que motivaram alguns empreendedores a fundarem suas empresas.
1) Dinheiro
Não adianta negar, todo mundo que abrir uma empresa fica pensando em Steve Jobs, Mark Zuckerberg e outros grandes empreendedores que se tornaram bilionários, mas, mesmo que suas ambições sejam menores, dinheiro faz parte do processo e é um grande motivador, afinal quem não quer ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta?
2) Flexibilidade
Você é o melhor vendedor, gerente ou executivo da sua empresa, todos te reconhecem e seguem seus passos, até o dia que você precisa faltar ou se atrasar… Todos os seus feitos são tragados pela crueldade do mundo corporativo e mesmo que você trabalhe 20 horas por dia, nada apagará seu pecado.
Empreendedores preferem focar no resultado, trabalhar o necessário para conquistar seus objetivos, independente de quanto, quando e como trabalham, talvez, no começo, você trabalhe muito mais que um empregado normal, mas ninguém vai te condenar se você acordar um pouco mais tarde no outro dia.
3) Controle
Sabe quando você sai de uma reunião discordando das decisões tomadas? E no fundo, você sabe que está certo? Empreendedores querem ter controle sobre suas ações, arcando com as responsabilidades, o que pode gerar uma carga maior de estresse. Mas, no final, o volume de aprendizado e recompensa por suas ações supera tudo isso.
4) Trabalho em equipe
Nada melhor do que montar sua equipe, escolher estrategicamente os talentos e habilidades que vão gerar aquela fissão nuclear de criatividade e atitude para colocar seus planos em ação. Ainda que você trabalhe sozinho, você poderá se aliar a parceiros que você avaliar importantes para seu negócio.
5) Legado
Sabe aquela cena de filme que um homem e seu filho admiram uma extensa paisagem e o homem diz:”Filho, um dia tudo isso será seu…”. Bom, é exatamente esse o sentimento que todo empreendedor tem em mente, muito mais que uma herança para seus filhos, aquele sentimento de ter deixado uma marca importante nesse mundo. Com muito trabalho e paixão.
Inspirado por Entrepreneur.