Em abril deste ano, a gigante de buscas atualizou seu algoritmo e gerou pânico – sites que não fossem mobile friendly estariam com seus dias contados. Será?
Há pouco mais de três meses, o Google anunciou uma nova atualização do seu algoritmo de buscas que priorizaria os resultados de pesquisas realizadas através de dispositivos móveis para sites que fossem mobile friendly (em outras palavras, que possuíssem design responsivo ou versão móvel).
Resumindo, se sua empresa gozasse de um bom posicionamento orgânico no Google, e isto trouxesse resultados (vendas, leads, visitantes etc,.), agora, havia o risco de perder parte destes resultados por conta do novo de sistema de pesquisas.
Inicialmente, a mídia especializada criou termo “mobilegeddon”, uma amálgama de “mobile” e “armageddon”, para expressar o teor apocalíptico do novo algoritmo para sites que não estivessem dentro deste novo escopo de pesquisas.
Passado o pânico inicial, o assunto foi perdendo força e alguns começaram a achar que “o furacão era só marola”… Ledo engano.
Os números mostram. Sites com versão móvel subiram de posição…
No último mês, um estudo publicado pela Stone Temple Consulting realizou uma pesquisa com aproximadamente 15 mil sites e comprovou que 30% de sites que são mobile friendly subiram nos rankings de pesquisas, em contrapartida, quase 50% dos sites que não têm uma versão móvel perderam posições no ranking de pesquisas.
…e os sites sem versão móvel estão pagando caro.
Em seu relatório trimestral, Digital Advertising & Social Intelligence Report, publicado semana passada (15/07), a Adobe System informa que houve queda de 10% no tráfego orgânico para sites com baixo engajamento móvel.
Para compensar essa queda, houve um aumento de investimento em anúncios (links patrocinados) gerando um aumento de 16% no CPC (custo por clique) e, evidentemente, diminuição de 9% no CTR (taxa de cliques).
Calma, pense bem no que fazer.
A pergunta que você deve se fazer (caso não possua um site responsivo) é devo ou não devo investir no desenvolvimento de um site mobile?
Para responder esta pergunta, pense em alguns fatores:
Perfil do Visitante do seu site – Analise a origem do seu público, ferramentas de web analytics fornecem informações detalhadas sobre quais são os dispositivos que mais acessam seu site, um alto valor de tráfego oriundo de dispositvos móveis sugere mudanças urgentes.
A importância do tráfego orgânico – Seja para branding de sua empresa ou para gerar receita, seu posicionamento orgânico vale muito, avalie se vale a pena abrir mão disso.
Todos nós sabemos que, com a convergência digital, vários tamanhos de tela exigirão a responsividade do site, logo, ainda que sua empresa não possua (e nem precise) de um site responsivo neste momento, eu aconselharia a desenvolver o site mesmo assim, algoritmos do Google e demais mecanismos de busca são atualizados em intervalos curtos e sabe-se lá qual e quando será o próximo. É melhor estar preparado.
originalmente publicado em Linkedin Pulse.