Dicas de linguagem corporal para Empreendedores

18/09/2015

Reunião com seu primeiro grande cliente? Encontro com potenciais investidores? Conheça agora as 5 dicas de linguagem corporal que todo empreendedor precisa dominar.

Quando vamos encontrar novas pessoas, passamos um bom tempo ensaiando: “O que devo dizer”, “O que faço caso aconteça momentos desconfortáveis de silêncio”, “Como demonstrar minha inteligência ou expertise” e tantas outras coisas que se passam em nossa mente.

Embora todas essas sejam preocupações válidas, estudos indicam que apenas 7% da comunicação está nas palavras que você diz, 38% está relacionado ao tom da sua voz e 55% está relacionado a sua linguagem corporal.

Isso significa que tudo que você diz é importante, mas tome cuidados para que sua linguagem corporal não contradiga as informações que voceê mencionou.

Um empreendedor está sempre encontrando pessoas novas: clientes, parceiros, investidores, colaboradores… Seguem estas dicas importantes para que você tenha uma comunicação mais eficaz.

1) Contato Visual

O básico da linguagem corporal que, ainda, continua ignorado por muitos. Você pode ser o melhor ouvinte e intelocutor do mundo, mas se não tiver a capacidade de olhar nos olhos do outro estará enviando as mensagens mais negativas possíveis: nervosismo, impaciência, desrespeito, tédio, desinteresse. Também evite ficar contemplando o olhar da outra pessoa, isso pode deixá-la desconfortável. A melhor maneira é seguir o comportamento da pessoa que você está conversando, olhando brevemente nos olhos em momentos chave da conversa.

2) Acenar com a cabeça

Acenar ou balançar a cabeça, quando realizados apropriadamente, indicam que voce está ouvindo e interessado no que a outra pessoa está dizendo. Cuidado! Fazer constantemente e de maneira muita rápida pode transparecer impaciência e desejo de encerrar a conversa imediatamente.

3) Cuidado com gestos e objetos

Arrumar as mangas, mexer na aliança, conferir o celular, tamborilar os dedos – são distrações que impedem a comunicação de fluir e indicam falta de paciência e interesse no assunto tratado. Gestos são importantes em uma conversa pois indicam sua atitude sobre o que está sendo falado.

4) Tire as mãos da cabeça

Continuando na questão de gestos, cuidado com as interações das sua mãos com sua cabeça: Coçar a nuca significa tédio ou desinteresse, dedos na boca são confissões de mentira, dedos na orelha podem transparecer falta de conhecimento ou incerteza sobre o que você está falando e segurar o queixo demonstram julgamento.

5) A postura ideal ao sentar-se

Ficar curvado, debruçado na mesa ou relaxado demais nem pensar. Ficar ereto e imóvel como uma tábua pode ser bem estranho. Sente-se confortavelmente e de maneira que você mantenha uma postura profissional e amistosa.

Siga essas dicas e tenha sucesso em seus próximos encontros profissionais.

Traduzido e adaptado de Inc.com

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest