Construir um negócio está muito longe de ser uma tarefa fácil, e engajar sua equipe na cultura organizacional da empresa é algo ainda mais difícil para aqueles que não entendem a importância disso.
A cultura de uma empresa é formada pelos princípios e pelos valores que o fundador defende, e mais do que isso, aplica dentro dos seus negócios.
Porém, mostrar essa cultura na prática para os funcionários é algo completamente diferente.
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a engajar a sua equipe dentro da cultura organizacional da empresa, e com isso, criar um negócio com mais resultados e satisfação dos funcionários.
Qual a magnitude do engajamento?
Muitos líderes se perguntam o que é engajamento e qual a importância dele dentro dos negócios.
Visto que muitos ainda acham que isso não seja algo que realmente faça a diferença na rotina da empresa.
Quando falamos de engajamento, nos referimos a uma atitude que é tomada por livre e espontânea vontade por parte do funcionário para com a empresa, sem esperar nada em troca por isso.
Imagine que um funcionário de uma rede de empresas de automação industrial em SP Capital resolve fazer uma lista com todos os aniversariantes do mês para que a equipe possa realizar uma festa surpresa para eles.
Essa atitude é uma prova do engajamento, ou seja, da vontade genuína que este funcionário possui para tornar o ambiente de trabalho mais leve e feliz para todos.
Porém, manter ou despertar esse tipo de engajamento não é tão fácil como parece, mas os benefícios que ele traz são ainda melhores tanto para os colaboradores quanto para a empresa em geral.
Benefícios do engajamento na cultura organizacional
Sendo assim, engajar os seus colaboradores dentro da cultura organizacional da empresa traz inúmeros benefícios, como:
Mais produtividade
Funcionários engajados acabam produzindo mais e entendendo que isso pode ser essencial para o crescimento deles dentro de uma empresa.
Caso esse pilar seja defendido na cultura e o negócio tenha oportunidades para entregar aos seus funcionários.
Seja o seu negócio uma marca de balcão expositor refrigerado para supermercado ou uma agência de marketing, a produtividade é essencial para os resultados e quanto mais dela, melhor é para a empresa.
Mais motivação
A motivação é como um combustível para os funcionários que desejam crescer dentro de uma empresa.
Sendo assim, caso prometa oportunidades de crescimento, os funcionários se sentirão ainda mais motivados a fazer o que for preciso para obtê-las.
Assim como funciona um interfone para condomínios, que é usado para avisar algo aos moradores, as promessas de crescimento são como alarmes que fazem os profissionais entregarem tudo de si para alcançar lugares mais poderosos.
Aprimora a imagem da empresa
Quando os seus funcionários se entendem e praticam a cultura organizacional da sua empresa, isso gera uma coerência entre o que é pregado e o que é feito dentro do seu negócio, o que gera uma imagem ainda melhor para a sua marca.
Por exemplo, se um mecânico prega a integridade de seu serviço, mas acaba mentindo sobre algo para você e isso te gera um prejuízo ainda maior.
Provavelmente você não irá voltar a este profissional e nem recomendá-lo para alguém, irá atrás de um mecânico em Suzano ou em outra região para te ajudar.
Isso acaba construindo uma péssima imagem para a sua empresa e colocando em risco todo o trabalho que seus colaboradores fizerem e vem fazendo com o passar do tempo.
Mais resultados
Por mais que as empresas defendem a ideia de que os resultados já não são mais o pilar mais importante de uma empresa.
Não dá para negar que elas vivem disso, de números que são gerados pelos funcionários.
Lembrando que não é mais defendida a ideia de que se deve cobrar por resultados a todo momento, pois cada colaborador é de um jeito e possui o seu ritmo.
Entretanto, o engajamento com a cultura da empresa pode ser uma estratégia para trazer mais resultados.
Uma marca de saquinho de algodão personalizado sabe a importância que os números possuem no fim do mês, e por isso, procuram meios de fazer seus funcionários trabalharem mais e entregarem mais.
A cultura organizacional é essencial para isso, pois ela mostra aos colaboradores a capacidade deles e até onde eles conseguem chegar por meio dos princípios e valores da empresa.
Esses são apenas alguns dos diversos resultados que o engajamento dos funcionários na cultura organizacional da empresa trazem.
Isso prova como as estratégias a seguir farão toda a diferença dentro do seu negócio.
3 dicas de engajamento na cultura organizacional
Portanto, agora vamos à parte mais esperada deste artigo, as dicas práticas para você aplicar na sua equipe e estimular o engajamento deles com a cultura organizacional do negócio.
1- Crie campanhas de bonificações
Campanhas com bonificações sempre são ótimas opções para deixar os colaboradores mais engajados com a cultura da empresa.
Isso porque eles se sentem mais motivados a receber suas recompensas.
Você pode estudar cada colaborador e entender o que cada um gostaria de ganhar e pesquisar sobre o treino funcional para emagrecer iniciantes para aquele funcionário que gosta de treinar ou o preço de um livro para aquele colaborador mais intelectual.
As atividades podem ser criadas em cima da cultura organizacional, assim, você garante uma campanha bem divertida e ao mesmo tempo em que ensinará tudo sobre a cultura aos colaboradores.
2- Viva a cultura na prática
Mencionamos um pouco acima a importância de viver a cultura e como isso interfere na imagem que os colaboradores e sócios possuem da sua empresa.
Só que isso não serve apenas para construir uma boa imagem, mas para engajar os seus funcionários também.
Se uma Empresa de contabilidade para industrias defende em sua cultura organizacional o princípio da meritocracia, é preciso encontrar líderes e gerentes que sirvam como exemplos e provas deste princípio.
Assim, os colaboradores verão que a cultura da empresa não se limita apenas na teoria, mas é prática e vive na vida daqueles que cresceram dentro da empresa.
3- Capacite seus funcionários
Alguns líderes ainda acham que o objetivo dos funcionários é apenas exercer a sua função e entregar um relatório de translocação de fauna no fim do dia, caso essa seja a área de atuação da empresa.
Mas, um negócio que não estimula o conhecimento, é um empreendimento fadado ao fracasso.
Pois, sem conhecimento não se chega a lugar algum, e quando a cultura da empresa não defende isso, os funcionários se acomodam e não querem aprender algo novo.
Por isso, promova ações dentro da empresa e defenda na cultura organizacional eventos como:
- Treinamentos;
- Palestras;
- Consultorias;
- Mentorias;
- Estudos em grupo;
- Leituras;
- Cursos.
Isso é fundamental para preparar seus colaboradores para oportunidades futuras e para colocar em prática tudo o que a empresa defende em sua cultura, preparando-os para destinos de sucesso.
Existem diversas outras dicas e estratégias para te ajudar com isso, mas essas são algumas das principais.
Elas podem te auxiliar no começo desta atitude e mostrar, não apenas com palavras, o poder da cultura organizacional do seu negócio no dia a dia da empresa.
Considerações finais
Reforçar os princípios e os valores da cultura da empresa está associado a garantia de resultados que vão de acordo com as diretrizes do negócio e que abraçam os ideais que ela defende.
Só assim é possível construir um negócio de sucesso que é baseado em algo sólido, a cultura organizacional, que possui seus princípios bem definidos e sempre lembrados para que todos os conheçam.