Com a pandemia no novo Coronavírus, milhares de pessoas viram suas vidas mudarem completamente, e o desejo de saber como empreender no home office aflorou na vida daqueles que precisavam de uma renda extra.
Em 2020, o Brasil bateu o recorde de desemprego e chegou a ter mais 13 milhões de brasileiros desempregados e em situação precária, milhares de famílias passam fome e sede sem a oportunidade de conseguir uma renda.
Por outro lado, muitos viram na academia a oportunidade de empreender dentro de suas próprias casas e criar produtos ou serviços que ajudariam outras pessoas e trariam mais lucro para suas vidas.
Portanto, esteja desempregado ou em busca de uma renda extra, este artigo é para te ajudar a entender mais sobre este mercado e o que fazer para construir um negócio de sucesso.
O que é empreender?
Para começo de conversa, vamos falar o que é empreender e o porque isso se tornou tão presente na vida das pessoas, principalmente após a chegada do universo digital e das redes sociais.
Empreender pode ser entendido como a ação ou iniciativa de tentar algo alvo visando um lucro ou benefício lá na frente.
No meio corporativo este termo ficou muito conhecido, pois se refere a ação de abrir o seu próprio negócio.
Imagine que uma pessoa deseja abrir uma empresa de sacolas plásticas alça boca de palhaço, essa ação nada mais é do que empreender, é investir e ter a coragem de se arriscar para tentar algo novo.
O empreendedorismo traz consigo diversos benefícios para quem resolveu abraçá-lo, e alguns deles são:
- Mais liberdade;
- Mais lucro;
- Mais autonomia;
- Mais praticidade;
- Mais conforto.
Entretanto, como tudo não é perfeito, o empreendedorismo também traz consigo diversos desafios que precisam ser enfrentados diariamente, como:
- Solução da maioria dos problemas;
- Cuidado com todas as áreas;
- Estoque (caso o seu negocio venda produtos);
- Sem horas de expediente definidas;
- Estresse, ansiedade e nervoso.
São diversos os desafios que também acompanham o dia a dia de um empreendedor, mas com paciência e ajuda, eles podem ser enfrentados em prol de um bem maior.
E independente de qual for o seu tipo de negócio, produto ou serviço, o empreendedorismo surgiu para acolher os mais diversos nichos presentes no mercado e provar que é possível sim realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.
5 formas de empreender no home office
Com o isolamento social, que se tornou parte da vida dos brasileiros e das pessoas ao redor do mundo desde 2020, vimos negócios como uma clínica estética Taboão da Serra se reinventando devido a pandemia e proliferação do vírus.
Muitos negócios ainda não conseguiram se reerguer e profissionais não conseguem entrar no mercado de trabalho de forma efetiva.
Por isso, selecionamos algumas maneiras para te ajudar a conquistar dinheiro dentro da sua própria casa. Confira:
Infoprodutos
Infoprodutos nada mais são do que produtos digitais, ou seja, são feitos e comercializados 100% pela internet, do seu início até o seu fim. E os mais vendidos são e-books e cursos.
E-books são livros digitais, ou seja, as pessoas o compram e o recebem por e-mail para lerem por meio de seu celular ou qualquer outro aparelho.
São fáceis de produzir e normalmente atraem mais pessoas devido ao seu baixo custo.
Já os cursos são muito conhecidos no meio digital, você pode produzir um cursos online com videoaulas sobre um tema no qual você é especialista e poderá ajudar outras pessoas.
Por exemplo, um funcionário de uma empresa de decapagem química pode produzir e vender um cursos ensinando os sete passos para a desratização perfeita, pois ele possui propriedade neste assunto.
Os infoprodutos são comercializados em todo o mundo e as pessoas que desejam começar a empreender acabam escolhendo-o devido a sua facilidade, praticidade e baixo custo.
Consultorias
As consultorias são encontros únicos entre um profissional especialista e uma outra pessoa que deseja saber mais sobre o assunto para ingressar no mercado de trabalho ou apenas para trazer um resultado melhor.
Um economista pode fornecer uma consultoria sobre como realizar a contabilidade para microempresa da empresa e atrair pessoas do seu nicho que trabalham em empresas e atuam nesta área.
Essa consultoria pode ser online, por meio de plataformas de vídeo chamadas como o Zoom ou o Google Meet, o que não precisa tirar você do conforto de sua casa e ainda te traz uma renda extra.
Mentoria
Muitas pessoas confundem consultoria com mentoria, mas elas são coisas bem diferentes e nós vamos explicar o porquê.
Enquanto a consultoria trata-se de um encontro único, a mentoria é um acompanhamento que pode ser semanal, quinzenal ou mensal entre o mentor, a pessoas que fornece o serviço e o mentorado, o que contrata.
Assim como um usuário consegue encontrar serviços como a limpeza de injeção eletrônica preço por meio das redes sociais, ele também pode conhecer o seu trabalho como mentor e contratá-lo.
A maioria acaba exigindo um pouco mais de tempo do mentor, que terá que fazer um acompanhamento minucioso com seus mentorados.
Entretanto, ele pode ser vendido por um preço mais alto do que a consultoria e trazer mais lucro para o profissional.
Comunidade
A comunidade é um grupo fechado entre o profissional que o cria e pessoas que pagam para estar presente neste grupo e obter todas as informações compartilhadas lá dentro entre os membros.
Essa comunidade pode ser sobre qualquer tipo de negócio, seja um corretor Porto Seguro auto ou uma marca de maquiagem.
Dentro da comunidade, é possível compartilhar experiências e estratégias para ajudar uns aos outros.
Os maiores canais de criação de comunidades são o Telegram e Facebook, pois não possuem capacidade máxima de membros, o que permite que ainda mais pessoas paguem e entrem para aprender com você.
Dentro desta comunidade, você compartilha tudo o que sabe sobre o seu nicho com o objetivo de ajudar essas pessoas a solucionarem os seus problemas e esclarecerem suas dúvidas.
E-commerce
O e-commerce é um estilo de negócio que é 100% online e se tornou muito conhecido por meio de marcas de roupas que investiram no âmbito digital para construírem o seu império.
Uma loja de roupas ou de acessórios pode realizar todo o processo de divulgação, atendimento e vendas por intermédio das redes sociais, e isso a coloca dentro da categoria de e-commerce.
Diferente de uma empresa de hidroginástica Zona Norte, que precisa de um lugar físico para realizar o seu serviço e ganhar seu lucro em cima disso.
O conceito de e-commerce defende todos os processos de forma 100% online, tornando tudo ainda mais fácil e permitindo que as pessoas ganhem dinheiro dentro de suas casas.
Com a grande influência e poder das redes sociais, um usuários consegue encontrar uma empresa de limpeza predial terceirizada em poucos segundos, e é possível também contar o seu produto ou serviço.
Por mais incrível que pareça, durante a pandemia, o número de pessoas que resolveram investir em seu próprio negócio cresceu drasticamente.
Isso porque a situação deixará-as sem escolha, e precisam arriscar para tentar algo novo.
O mundo digital oferece inúmeras oportunidades para quem deseja ter o seu próprio negócio e ganhar dinheiro dentro de sua casa, não é uma tarefa fácil, mas está muito longe de ser impossível.
Considerações finais
As formas de se empreender no home office apresentadas acima, são apenas algumas das diversas que existem e podem te ajudar a gerar mais renda e a embarcar em um universo novo e inovador, que é o empreendedorismo.