Como funciona o algoritmo do instagram

Como funciona o algoritmo do Instagram

02/06/2023

Quer saber como o Instagram faz para determinar quais posts, stories e reels serão mostrados? Recentemente, o CEO da plataforma, Adam Mosseri, gravou um vídeo explicando, leia agora os principais pontos e descubra como funciona!

O primeiro ponto que Mosseri destaca é que o algoritmo do Instagram não é um algoritmo, mas muitos algoritmos e processos que trabalham juntos para personalizar o conteúdo que cada usuário do Instagram vê, desta forma o resultados destes algoritmo é o ranking cujo objetivo é propiciar uma experiência personalizada que mantém os usuários envolvidos com a plataforma do Instagram por períodos de tempo mais longos.

Como funciona o algoritmo para os Stories do Instagram:

Ao abrir o Instagram, a primeira coisa que você se depara no topo da tela são os stories das pessoas que você segue, certo? A primeira coisa que você precisa saber que aquela lista não são os stories mais recentes.

Para determinar quais histórias aparecem primeiro, o Instagram analisa todas as histórias daqueles que você segue nas últimas 24 horas. O objetivo é decidir em quais histórias você provavelmente estará interessado por meio de proxies (palpites).

O Instagram quer prever quais histórias você provavelmente abrirá, responderá, reagirá ou gostará. Para fazer essas previsões, o Instagram usa sinais – interações anteriores que você teve com o Stories. Os principais sinais que afetam a ordem das histórias em seu aplicativo Instagram incluem o seguinte:

  • Com que frequência você visualiza histórias de um autor (conta/criador);
  • Com que frequência você interage com histórias de um autor.;Q
  • Quão próximo você está de um autor com base em quantas vezes você enviou mensagens para ele;
  • O Instagram espera que a classificação dos Stories por meio de proxies, sinais e previsões personalizados acabe colocando os Stories em primeiro lugar das pessoas de quem você mais gosta.

Como funciona o algoritmo para os Posts do Instagram:

Agora que você já entendeu o conceito de sinais, o raciocínio é basicamente o mesmo, só que desta vez serão considerados os seguintes pontos:

  • Qual a probabilidade de você comentar, curtir ou compartilhar a postagem;
  • Qual a probabilidade de você tocar no perfil;
  • Quanto tempo você provavelmente gastará no post;
  • O Instagram usa seu histórico de interações, a popularidade da postagem, informações sobre o autor e a frequência com que você interagiu com o autor para determinar a ordem em que o conteúdo aparece;

Você pode moldar o conteúdo do seu Feed designando suas contas favoritas, o que colocaria as postagens dessas contas no topo do Feed. Você também pode alternar para o Feed de acompanhamento, que mostrará apenas postagens de contas que você segue cronologicamente.

Como funciona o algoritmo para os Reels do Instagram:

O objetivo do Instagram Reels é entreter os usuários. O Instagram serve Reels principalmente para você descobrir contas que você não segue.

Observação: O CEO do Instagram está dizendo que os reels aparecem para pessoas que não te seguem, sacou? #ficaadica

Equipe da Lifetre Marketing

Primeiro, o Instagram analisa os Reels com os quais você interagiu no passado e os Reels curtidos por outros usuários semelhantes a você.

Em seguida, o algoritmo irá presumir quais Reels você provavelmente assistirá até o final, compartilhará com amigos ou visitará a página de áudio para seus esforços de criação de conteúdo.

Para fazer essas suposições, o Instagram usa sinais como o histórico dos Reels que você assistiu, informações sobre o Reel, informações sobre o autor do Reel e com que frequência você interagiu com o autor.

Como funciona o algoritmo para o Explorer do Instagram:

Se você não sabe ainda, Explore é aquela ícone da lupa na barra inferior do aplicativo…

Ele usa sinais como a popularidade da postagem, tópicos nos quais você tende a se interessar, informações sobre o autor e com que frequência você interagiu com o autor.

E o que fazer com essa informação?

Se pudéssemos fazer uma classificação bem simples das ferramentas do instagram, poderíamos afirmar que os posts e os stories são voltados para os seus seguidores e os reels, enquanto que os reels e o explorer são para quem ainda não te segue.

Desta forma temos duas estratégias de conteúdo para implementar: Uma que visa cativar e rentabilizar sua audiência e outra que irá promover a descoberta do sua conta e aumentar a base de seguidores.

Pense nisso.

p.s.: Ah, quer ver o vídeo do CEO do Instagram? Clica aqui.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest