Bounce Rate Marketing Digital

Bounce Rate: Por que ele é tão importante para o seu site?

20/08/2021

Quem deseja ganhar relevância na internet, precisa investir em um bom site é um dos passos mais importantes. É fundamental prestar atenção à taxa de bounce rate para acompanhar o comportamento de quem te acessa.

Também conhecida como taxa de rejeição, essa é uma métrica decisiva na hora de avaliar a qualidade da experiência que os usuários têm na página oficial da sua empresa.

É preciso olhar para o site como o equivalente à vitrine de uma loja de roupas ou o cartão de visitas de um representante comercial.

Todas as decisões relacionadas à criação e à manutenção de uma homepage devem ser bem pensadas, como:

  • Design responsivo;
  • Layout amigável;
  • Informações claras e acessíveis;
  • Atendimento eficiente.

Portanto, acompanhe o texto a seguir e saiba mais sobre o bounce rate, o conceito, como ele pode atrapalhar o desempenho do seu site e como pode ser diminuído.

O que é bounce rate?

Suponha que uma fábrica de bolsa térmica para empresa conseguiu muitos cliques em um anúncio, mas poucos negócios foram fechados.

É muito provável que a maioria dos usuários que clicou na publicidade navegou pelo site por um curto período de tempo e depois o abandonou.

A taxa de bounce rate ou taxa de rejeição indica a porcentagem de abandono de página.

Essa é uma das métricas que o Google analisa no momento de definir a relevância dos sites.

Se a taxa de rejeição do seu site está entre 0% e 20% significa que ela é bem baixa.

De 20% a 50%, ela é considerada normal. Comece a ficar preocupado se o bounce rate estiver acima de 50%.

O Google identifica como abandono de página ações como inatividade por 30 minutos, fechamento da janela ou da aba e digitação de outro endereço eletrônico na barra do navegador.

Prossiga a leitura para saber como essa métrica pode afetar negativamente o site da sua empresa, seja ela um escritório de vistoria de transferência campinas ou um restaurante.

Como um bounce rate alto pode ser prejudicial?

Quanto maior a taxa de rejeição, menor é o engajamento da base de clientes com o que seu site tem para oferecer.

Se esse cenário não for revertido a tempo, os algoritmos dos mecanismos de buscas vão diminuir a relevância das páginas.

Sendo assim, o bounce rate é um termômetro importante para conseguir fechar novos negócios e conquistar uma boa reputação na web.

Portanto, confira os tópicos a seguir para saber como um bounce rate alto pode te prejudicar.

Problemas na captação de leads

A captação de leads é um dos objetivos mais fundamentais das estratégias de marketing digital ao redor do mundo virtual.

Empresa especializada em construção de piscina, corretoras de imóveis e outros empreendimentos dos mais variados ramos direcionam esforços e investimentos para aumentar a geração de leads, e com isso, conquistar mais clientes.

Considerando que essa ação é geralmente feita por meio de conteúdos interativos, ter uma taxa de rejeição alta vai sabotar as estratégias, por mais bem desenvolvidas que elas sejam.

Uma boa captação de leads é o primeiro estágio do funil de vendas. É o que determina o sucesso da empresa logo no início. 

Estratégias mais caras

A falta de engajamento do público custa caro. O sistema de mídias pagas, por exemplo, analisa a taxa de rejeição para averiguar a qualidade da experiência dos usuários nos links patrocinados.

Se o link apresentado em uma campanha de uma dedetizadora 24 horas tem um bounce rate expressivo, é sinal de que o anúncio não está sendo benéfico para a maior parte das pessoas.

Com a diminuição da relevância do anúncio o custo por clique vai aumentar e todo o orçamento da sua empresa pode ser comprometido por conta disso.

Dificuldades para concretizar objetivos

Toda boa estratégia de marketing digital é desenvolvida por uma equipe competente, que cuida do planejamento e do acompanhamento das métricas para ter a garantia de sucesso.

Antes de tudo, a publicidade é uma questão de se comunicar com o cliente. Sendo assim, as ações previstas em um plano de marketing tem como objetivo principal estabelecer um canal de comunicação com as pessoas.

Pense, por exemplo, que um usuário pesquisou o termo “carvão ativado preço kg”. Se ele clicar em um dos sites e não ficar por muito tempo, o objetivo de se comunicar com ele vai por água abaixo.

Não podemos nos esquecer, também, que o marketing de conteúdo é importante para definir a reputação da empresa diante do público e reunir dados da base de clientes.

Se não houver essa interação, as etapas posteriores do planejamento de marketing vão ser bem mais difíceis de concretizar.

Como diminuir o bounce rate?

Conferindo os principais prejuízos de ter uma taxa de rejeição muito elevada, você percebe como essa métrica é impactante para os negócios.

A grande questão do comércio virtual é saber como ser visto pelas pessoas e, a partir daí, trabalhar para manter a atenção delas pelo tempo necessário para conseguir vendas.

Reunimos algumas dicas importantes para ter sucesso nesse estágio, acompanhe.

Pense na experiência do usuário

A relação entre a empresa e o cliente começa muito antes da primeira compra. Ela já começa a se desenhar na primeira vez em que a pessoa conhece a marca.

O ditado “a primeira impressão é a que fica” pode ser um clichê, mas nesse caso é uma verdade.

Se a primeira visita ao site de uma academia de natação zona norte for marcada por dificuldades na navegação e textos com legibilidade ruim, a chance de reter aquele cliente vai ser muito baixa.

Por isso, invista em soluções que priorizem a qualidade da experiência de quem acompanha a empresa.

Uma dica importante é escrever conteúdo seguindo as estratégias de SEO, elementos essenciais para um bom rankeamento nos motores de busca.

Faça link building

Os posts que estabelecem relações com outras páginas da web são lidos como mais relevantes pelos algoritmos do Google. Estamos falando tanto de links internos, quanto de links externos.

Nos dois casos a experiência do leitor é aprimorada, pois ele vai ter acesso à mais informações complementares àquele assunto que está sendo abordado.

A legibilidade é diretamente influenciada pelo tamanho de cada parágrafo. Portanto, incluir links é também uma maneira de economizar espaço sem prejudicar a compreensão e a qualidade do conteúdo.

Por fim, quanto mais informado estiver o cliente em potencial, maiores são as chances de ele se converter em um cliente.

Sendo assim, uma loja de artigos para ciclistas não deve economizar caracteres para explicar em um artigo a importância de um farol com led para bicicleta. Isso inclui a linkagem de outros conteúdos importantes que irão aprofundar ainda mais as informações.

É importante garantir que os visitantes tenham todos os dados necessários para considerar contratar um serviço ou comprar um produto.

Seja sutil

Sutileza é um dos princípios basilares do marketing digital. Ninguém gosta de ser bombardeado por anúncios incômodos em pop-ups e nas laterais das páginas.

O excesso de anunciantes pode ser um fator determinante para a decisão de compra de quem visita seu site.

Procure desenvolver um layout amigável que comporte o conteúdo e os anúncios de maneira harmoniosa.

No caso de uma empresa de controle de acesso corporativo, por exemplo,  é preferível investir em um marketing de conteúdo verdadeiramente impactante sobre a qualidade do seu serviço do que em campanhas pouco atrativas para a base de clientes.

Ou seja, tenha foco em agregar valor a quem te acompanha. Esse é o primeiro passo para construir uma base de clientes fiéis.

Trabalhe com designs responsivos

É importante estar ciente de que o acesso à internet por aparelhos móveis, como celulares e tablets, é uma tendência que cresce cada vez mais.

As empresas que investem em designs responsivos para esse tipo de tecnologia saem na frente no quesito acessibilidade e inovação.

O Google abre infinitas portas para cada usuário a cada clique. Você não pode se dar ao luxo de perder leads por conta de uma navegabilidade prejudicada em telas menores.

Acompanhe a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento das páginas é outra informação imprescindível na hora de diminuir o bounce rate.

Há muitos fatores que podem influenciar essa métrica, como falhas no código HTML, arquivos de imagem excessivamente pesados e qualidade da hospedagem.

O ideal é contar com um especialista em web design para fazer a avaliação de todo o domínio e, então, trabalhar para melhorar a velocidade de carregamento.

Como já foi dito anteriormente, a quantidade de oportunidades que o Google oferece é enorme. Se um site demora muito para carregar, há outro muito mais veloz a um clique de distância.

Considerações finais

Portanto, a taxa de rejeição ou bounce rate deve ser acompanhada continuamente para evitar desempenhos abaixo da média.

Desenvolva um site otimizado de acordo com as necessidades da sua base de clientes. Assim, o abandono de página vai cair e as vendas vão aumentar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest