“Blog? tem certeza? Isso não é coisa do passado?” Sim, só que não.
O assunto é complexo.Muita gente acha que blog é coisa do passado. Mas 2015 promete ser um dos anos mais promissores para blogueiros, descubra como sua empresa pode ganhar com isso.
Resumindo
Os blogs surgiram junto com a internet, (alguns dizem 1997, mas há índicios anteriores), basicamente como um diário online. O formato foi evoluindo, como ferramenta de divulgação de artigos e comentários acadêmicos e/ou jornalísticos, e acabou ganhando popularidade. Logo, podemos afirmar que os blogs foram uma das primeiras ferramentas sociais da internet: Internautas comentam e expressam suas opiniões e contam com a manifestação de outros leitores. Vale lembrar que o Twitter é considerado um serviço de microblog, além de uma rede social.
E daí?
Muitos blogs começaram a obter índices altíssimos de popularidade atingindo números astronômicos de visitantes diários, logo o blog passou a ser uma ferramenta de publicidade – o blogueiro teve que se profissionalizar para manter o nível de qualidade e continuar gerando receitas.
Logo, as empresas perceberam que essa mesma ferramenta seria útil em suas ações de branding e fidelização de clientes.
OK – Mas o que minha empresa tem a ver com isso?
Sua empresa é especialista em algo, que tal compartilhar isso com o público? Podemos listar algumas vantagens:
- Fidelização – Clientes ficarão interessados no que sua empresa tem para contar e poderão compartilhar isso;
- Branding – Um blog vai ajudar a conscientização e divulgação da sua marca;
- SEO – Um site que possui um blog, será melhor avaliado pelos mecanismos de buscas e aumentará a posição do seu site;
- Receitas – Seus blog pode gerar receitas diretamente ou indiretamente, leia mais abaixo.
Como ganhar dinheiro
Um blog pode gerar receitas de várias maneiras: Gerando clientes que ficarem interessados nos seus produtos ou serviços, ou sendo anunciante de outras empresas participando do Google Adsense ou Rede de Afiliados.
Google Adsense: AdSense é o serviço de publicidade oferecido pelo Google inc. Os donos de websites podem se inscrever no programa para exibir anúncios em texto, imagem e, mais recentemente, vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações.
Rede de Afiliados: As redes de afiliados são plataformas que reúnem anunciantes com produtos/serviços para vender e blogs/sites que desejam ganhar dinheiro promovendo esses mesmos produtos/serviços. Exemplos: Hotmart, Lomadee.
Como ganhar dinheiro, de novo
Parece fácil, não? Sua empresa cria um blog para falar do seus produtos e ganha dinheiro vendendo produtos e de anunciantes. Ops, não é.
O segredo de um blog é conteúdo, em quantidade e qualidade. Depois utilizar técnicas de SEO para para que seu site fique bem colocado nas páginas de respostas dos grande buscadores e com isso consiga atrair um bom tráfego para ele.
Por fim, analisar o comportamento do seus usuários, nesse caso recomendamos Google Analytics, mas também verificar o engajamento dos visitantes e relacionar-se é uma boa prática.
Finalizando, especialistas afirmam que o mercado de afiliados crescerá em 2015 e que blogueiros terão receitas maiores, cada vez mais.
Para saber mais:
“History of Social Media” The University of North Carolina at Pembrok – http://www2.uncp.edu/home/acurtis/NewMedia/SocialMedia/SocialMediaHistory.html
“Blogs que faturam alto”, Tribbo.net – http://www.tribbo.net/blogs-que-faturam-alto-na-internet/
“O que são redes de afiliados” Webnode – http://www.webnode.com.br/blog/2013/08/26/o-que-sao-redes-de-afiliados-e-as-suas-vantagens/
“Blogs mais rentáveis” Criar Blogs – http://www.criarblogs.net/lista-blogs-rentaveis/
Google Adsense – http://www.google.com/adsense/start/
Hotmart – https://www.hotmart.com.br
Lomadee – http://br.lomadee.com/