A regra dos sete é um dos conceitos mais antigos em marketing. Embora seja antigo, não significa que esteja ultrapassado. A regra dos sete diz que um cliente potencial deve ouvir ou ver sua mensagem de marketing pelo menos sete vezes antes de fechar negócio.
Será mesmo? Sete vezes, por que não oito ou seis vezes? Conclusões esotéricas à parte, o uso do número sete pode ser muito mais considerado com um conceito em repetir suas ações de marketing (digital ou tradicional) para que o público-alvo seja impactado positivamente. Nada extraordinário e, até mesmo, bem óbvio. Mas existe uma lição escondida aí: O importante na regra dos sete não é o número, mas a mensagem. É sobre garantir que o cliente em potencial possa ouvir e ver sua mensagem de marketing tantas vezes antes de comprá-la. Existem muitas razões para a necessidade de repetição. Os compradores simplesmente não podem confiar em você e tomar a decisão de compra na primeira vez que você mostrar sua mensagem. Então, isso significa simplesmente que seu esforço de marketing deve ser repetitivo e consistente. Você não pode simplesmente publicar alguns anúncios uma vez e esperar que os clientes comprem o produto. A mensagem oculta da regra dos sete é o esforço contínuo e repetitivo que deve ser colocado para o marketing.
Aumentando a eficiência da Regra dos 7
É importante que você considere alguns pontos (ou barreiras) que podem impactar nos resultados ao implementar a Regra dos 7:

Ruído
Seus clientes (todos nós) somos bombardeados diariamente por mensagens comerciais dos mais diversos produtos, por inúmeros canais e formatos. Isso causa um enorme ruído ao entregar sua mensagem, e por consequência, fazendo com passe despercebida. Reflita: Você ou sua empresa estão utilizando as mídias corretas? Qual o retorno dessas ações?
Dica: Conteúdo atraente e voltado para seu público pode fazer sua mensagem se destacar.

Segmentação
Mensagens sem segmentação caem no limbo do esquecimento e geram aquela frustração “investimento sem retorno” que ocorrem em campanhas mal planejadas. Reflita: Você conhece o perfil das pessoas que estão recebendo sua mensagem?
Dica: Existem vários tipos de segmentação: Demográfica, Geográfica, por comportamento, perfil de consumo. O importante é encontrar seu nicho.

Branding
Outro motivo para que ninguém preste atenção em suas mensagens é pelo simples fato de ninguém te conhece ainda. Reflita: Quais são ações de branding realizadas pela sua empresa?
Dica: Divulgar sua empresa não é panfletar. É estabelecer uma imagem de sua marca e fornecer uma percepção às pessoas sobre o que sua empresa faz.
Finalizando…
Regra de sete é um dos conceitos mais antigos, mas práticos em marketing. Da mesma forma, regra de sete pode ser aplicada a muitas outras áreas, onde os consumidores estão preocupados. O principal aprendizado da regra dos sete é a necessidade de repetir e persistir com suas ações de marketing.
“Success always demands a greater effort.” Winston Churchill.