Marketing Digital para Supermercados

7 estratégias de inbound marketing para seu supermercado crescer

08/06/2022

Os supermercados são um dos ramos mais competitivos, com grandes redes varejistas competindo pela preferência dos consumidores. O inbound marketing é decisivo nesse processo.

As estratégias de publicidade e marketing digital para supermercados têm um objetivo central: atrair pessoas e convencê-las a comprar naquele estabelecimento.

O conteúdo a seguir mostra como essa técnica pode ser usada em ambientes físicos e virtuais para impulsionar as vendas.

Você também aprenderá a se comunicar de forma eficiente com os nichos de consumo que te interessam e verá exemplos de conteúdos relevantes para a divulgação de supermercados.

Entenda o conceito de inbound marketing

O termo em inglês pode ser traduzido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional (chamado de outbound marketing) e o inbound é que, neste último caso, o cliente procura a empresa, e não o contrário. 

Ou seja, são realizadas ações que visam atrair potenciais clientes para negócios diversos, como seu supermercado de forma geral ou até uma administração de condomínios que preste serviço para você, e com base no seu apelo, todo o relacionamento com aquela pessoa é estruturado.

Esse relacionamento é estabelecido por meio de conteúdo personalizado e aprovado. 

Ou seja, é uma forma de educar o público e potenciais clientes sobre os segmentos de sua empresa a partir do interesse dele

É um passo importante para tornar o supermercado uma referência para muitas pessoas e influenciar nas compras.

Como o inbound marketing funciona?

O inbound marketing pode ser definido como uma tática focada em 5 pilares centrais. São eles:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Vender;
  • Analisar.

Conheça detalhes sobre esses estágios a seguir.

Atração

Sem visitas, não há leads; sem leads, não há vendas e, como resultado, não há desenvolvimento no negócio.

Portanto, o primeiro passo no inbound marketing é, realmente, atrair pessoas.

Ao invés de gastar energia procurando perfis que possam se interessar pelo seu mercado, a energia é direcionada para construir algo digno de nota.

Assim, quem se interessa espontaneamente pelo tema é um público muito mais entusiasmado com os produtos do local ou seus diferenciais, como brinquedos para cachorros hiperativos.

Conversão

A etapa de conversão é um complemento perfeito para a etapa anterior. 

Os visitantes precisam ter capacidade de decisão para prosseguir com o processo de compra no estabelecimento e, porque não, em modelos online.

Inclusive, ao falar de conversões neste contexto, nos referimos às ações do usuário para compartilhar informações em troca de recompensas ou benefícios como brindes, evoluindo nessa jornada.

Relação

Como você sabe, nem todos os clientes em potencial estão prontos para comprar. Olhando para a jornada do comprador, fica claro que existem etapas bem definidas que uma pessoa deve seguir até que esteja pronta para ser abordada.

É comum atrair leads em diferentes estágios, criando, assim, conteúdo que se concentra em diferentes questões de contabilidade gerencial e financeira e demais produtos comercializados.

É aqui que começa a fase de relacionamento do inbound marketing. 

Por meio de várias estratégias, é possível identificar a fase em que o lead está localizado e avançar a jornada, acelerando o processo de compra.

Venda

Todas as atividades de geração e desenvolvimento de leads visam gerar demanda corporativa e criar oportunidades de negócios.

Assim, da mesma forma que o processo de venda de balança digital refrigeração pode ser feito dentro do próprio site, ou pode exigir o contato entre o vendedor e potenciais clientes, se dará no mercado, otimizando os fluxos.

Em geral, quanto mais complexo um produto, mais consultoria o processo de vendas precisa para complementar o papel de desenvolvimento de leads e finalização de vendas. 

Nessa mudança de paradigma, os leads passarão por parte do processo de compra antes de entrar em contato com o vendedor, com algumas implicações que estão mudando o mundo das vendas. 

Apesar disso, no caso do mercado, o ciclo de vendas pode se dar de forma mais rápida, havendo uma passagem efetiva entre os estágios, tanto no espaço físico quanto em modelos de venda online, como aplicativos.

Análise

Um dos principais benefícios do inbound marketing é a capacidade de avaliar com precisão os resultados e ter evidências factuais do retorno do que foi investido no serviço de drywall Belo Horizonte ou na divulgação de um produto específico do estoque do mercado.

Com isso, você pode tornar seu trabalho mais inteligente, monitorando todas as ações que ocorrem quando seu público interage com seu site, postagens e campanhas.

7 estratégias de inbound marketing para supermercado

Uma boa estratégia de marketing digital para supermercados abrange indicadores básicos de desempenho dos negócios online, mas também inclui pontos mais específicos.

As dicas abaixo cobrem todos esses aspectos e algumas delas são facilmente aplicáveis, veja.

  1. Tenha ofertas personalizadas

Ofertas personalizadas e exclusivas dão aos clientes um sentimento especial e os motivam a comprar mais lanche em Paraguaçu Paulista.

As promoções são estratégias de marketing usadas para reter clientes, tornando os produtos que eles amam mais acessíveis.

Um exemplo dessa tática é um programa de recompensas que reduz os preços que um cliente paga pela compra de um produto específico em compras subsequentes.

  1. Estabeleça metas claras

Metas objetivas precisam fazer parte de qualquer tipo de plano de marketing. Essas métricas facilitam a vida dos varejistas porque ajudam a determinar o que você está tentando alcançar.

Por isso, documente com o máximo de detalhes o que você almeja para o supermercado. Assim, com o passar do tempo, vai conseguir medir o desempenho.

  1. Não negligencie a comunicação visual

Uma comunicação visual falha ou inexistente pode atrapalhar o seu negócio – ainda mais falando em supermercados, que dependem muito da visão para atrair a atenção.

Por isso, é preciso ficar atento à escolha de cores, fontes e imagens para criar campanhas e designs que contribuem para o fortalecimento da marca, bem como artes digitais e mídias de fácil leitura e interpretação, reforçando a imagem em todos os canais de contato com os clientes.

Esta regra também se aplica às identidades visuais. A identidade visual chama a atenção e precisa aumentar a credibilidade da empresa, como consultoria de contabilidade. Isso também vale para redes de supermercados.

  1. Envie e-mail marketing

Se você é dono de um supermercado e ainda não tem uma base de clientes cadastrados, saiba que está perdendo muitas oportunidades.

Isso porque você pode usar o e-mail marketing para enviar diferentes tipos de mensagens, desde simples desejos de aniversário até catálogos de itens de venda semanais.

Se quiser escolher uma estratégia mais forte, você pode enviar conteúdo relevante para construir um canal de comunicação mais próximo. 

Para isso, contudo, é importante estabelecer o perfil dos clientes e entender seus gostos, para saber quais emails serão mais efetivos para cada objetivo do mercado.

Também é interessante enviar uma receita com ingredientes com desconto ou um material exclusivo sobre máquina de fazer gelo em cubo industrial preço.

  1. Esteja nas redes sociais

Uma das táticas mais eficazes de marketing para supermercado é usar as mídias sociais para anunciar e se comunicar com os consumidores.

Afinal, a maioria dos brasileiros usa pelo menos uma delas. Por exemplo, no Facebook e no Instagram, você pode criar anúncios para alcançar mais pessoas e divulgar informações sobre o seu negócio, destacando imagens e vídeos.

Por outro lado, com o WhatsApp, é interessante trabalhar em um canal mais próximo com seus clientes, estabelecendo conversas.

A própria ferramenta possui vários recursos que facilitam o trabalho e fornecem informações valiosas. Isso também se aplica às outras redes sociais mencionadas acima.

  1. Use música ambiente

A música é um elemento muito importante e tem o poder de mexer com as emoções das pessoas.

Músicas suaves contribuem para que os frequentadores do supermercado relaxem e façam compras com mais calma, por exemplo, o que pode aumentar o ticket médio das compras.

Elas também podem se sentir mais confortáveis ouvindo suas músicas favoritas. Portanto, se o cliente está familiarizado com o supermercado, ele passa muito tempo olhando todas as ofertas e comprando mais produtos.

Inclusive, é possível combinar música ambiente com publicidade. Insira anúncios entre músicas através de rádios personalizadas para supermercados.

Esta é uma forma rápida e prática de transmitir serviços de supermercados, promoções diárias, clubes de fidelização e até anúncios de clientes na rádio. Também é possível aproximar o usuário a partir de playlists personalizadas e compartilháveis.

O recurso permite que todos os clientes reconheçam itens promocionais e aumenta as vendas, bem como familiarizar e humanizar o negócio.

  1. Integre-se com aplicativos de delivery

A demanda por entregas de compras de supermercado em casa aumentou drasticamente. 

Por isso, estar em aplicativos de delivery se tornou uma estratégia de sobrevivência no marketing digital de supermercados. 

Como resultado, à medida que o número de participantes do mercado aumenta, também pode aumentar a concorrência.

Por isso é necessário se atualizar e se destacar de forma adequada.

Você também precisa informar efetivamente aos seus clientes o que está acontecendo, e o marketing digital existe exatamente para isso.

No mercado de delivery atual, existem alguns aplicativos que vão além do delivery de refeições e pequenas compras para investir também em segmentos de mercado. 

Assim, é possível estar nessas plataformas, a partir de parcerias, ou desenvolver uma ferramenta semelhante para disponibilizar entregas e facilidades aos clientes da rede. 

Porém, é necessário ter em vista as possibilidades que cercam o e-commerce próprio, algo que possibilita mais liberdade ao empreendedor, podendo realizar mudanças na empresa sempre que achar necessário sem a prévia aprovação de uma plataforma.

Sendo assim, se integrar ao app pode ser uma vantagem, mas se faz necessário estar atento a todas as características que as envolvem dentro do mercado.

Outra vantagem é a automatização do processo de entrega com entregadores e regras logísticas da própria plataforma. Portanto, você não precisa se responsabilizar pela estrutura de entrega das compras.

Conclusão

Agora é evidente como o inbound marketing apresenta possibilidades interessantes para o ramo de supermercados.

A convergência entre o meio digital e o meio físico é cada vez mais possível e importante, sendo um diferencial para vários setores da economia – e também para as compras domésticas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest