Dicas para deixar seu site mias rápido e seguro

6 dicas para deixar seu site mais rápido e seguro

23/06/2021

O Google mudou seu algoritmo, as pessoas estão ficando mais tempo online, e seu site continua lento e inseguro?

Em maio de 2020, o Google anunciou a implementação de novas métricas para avaliar a experiência dos usuários da internet. Com essas métricas, denominadas Web Vitals, a gigante das buscas espera melhorar o conteúdo da internet.

Eis outra maneira de compreender estas mudanças: O algoritmo de busca orgânica mudou (como sempre) e ficou muito mais exigente, precisamos entregar conteúdo e experiência para o usuário, ou seja, precisamos rever nossos sites antes que seja tarde.

Apesar das métricas do Web Vitals serem focadas, primordialmente, na velocidade e fluidez da navegação do site, é sempre válido lembrar que garantir a segurança do seu site e dos seus usuários é fundamental.

Ah, já estava esquecendo: o Web Vitals entrou no ar em maio de 2021 (mês passado) e veio com força total.

Estamos vivendo – infelizmente – em tempo de pandemia, e não preciso lembrar que todo mundo está passando mais tempo online… E que momento propício para o Google implementar essas medidas, não é? Mas, devemos jogar o jogo com as regras vigente, portanto, vamos lá.

Certificado SSL (Secure Sockets Layer)

Você já deve ter visto a indicação “Não Seguro” próximo a URL do site na maioria dos navegadores atuais, a falta do SSL causa um sério problema de credibilidade, especialmente se você possui uma loja virtual.

O SSL é um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada. Em 2018,o Google mudou o algoritmo para que penalizasse sites que não possuem este certificado, portanto além da falta de credibilidade, seu site pode sumir dos resultados das buscas.

Como resolver: A maioria das hospedagens oferecem certificados SSL gratuitamente, se este não é o seu caso, o custo anual varia entre R$ 50,00 a R$ 300,00 dependendo do tipo de certificado que site precise, geralmente a opção mais simples e 1arata atende perfeitamente.

Captcha

O captcha é aquele teste (às vezes irritante, eu sei) no qual é solicitado que o usuário digite um código, ou clique em determinadas imagens ou naquela caixa “Eu não sou um robô” para garantir que o usuário realmente está realizando aquela ação.

Devido a práticas maliciosas de spam, robôs acessam sites preenchendo – por exemplo – formulários para divulgar uma empresa, uma página qualquer ou até mesmo iniciar um ataque DDOS (negação de serviço) que pode derrubar seu site. Portanto, o objetivo do captcha é garantir a segurança do seu site realizando testes com visitantes, distinguindo humanos de robôs. Aliás, captcha é um acrônimo da expressão “Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart”.

Como resolver: Nossa sugestão é versão gratuita oferecida pelo Google (sempre eles), clique aqui para acessar.

CDN (Content Network Delivery)

Nossa terceira dica resolve duas questões simultaneamente: segurança e velocidade.

O CDN é uma rede de servidores espalhados mundialmente, cada um destes servidores hospeda uma cópia do seu site, assim sempre que alguém acessar seu site, o servidor mais próximo atende a solicitação garantindo acesso mais rápido, ou seja, velocidade garantida. Agora, imagine que um hacker tente invadir seu site, qual servidor ele vai atacar? E se ele atacar um servidor? Sabe o que acontece? Nada, pois ele terá atacado uma simples cópia do seu site, enquanto o original está salvo.

Como resolver: Existem soluções das mais diversas no mercado, porém, em minha opinião a que possui melhor custo/benefício (e uma excelente versão gratuita com SSL incluso) é a Cloudflare.

Agora que já vimos como deixar se site mais seguro, vamos ver como resolver aquela lentidão que cansa os usuários.

Leverage Browser Cache

O termo em inglês pode ser livremente traduzido como aproveitar o cache do navegador, explicando, pedir que o navegador do usuário armazene cópias do site na memória (cache), aumentando a velocidade do site durante a navegação.

Como resolver: Esta é uma operação bem técnica, porém simples de fazer com diversos tutoriais na internet. Na maioria dos casos, basta editar um arquivo na hospedagem (htaccess para hospedagens Linux ou web.config para hospedagens Windows). Se você não se sentir à vontade para realizar esta tarefa, consulte seu desenvolvedor ou hospedagem.

Otimizar imagens

Ok, vamos lá. A primeira coisa que precisamos deixar bem claro: Seu site não precisa de uma foto de 24 megapixels tirada com seu iPhone ou Canon Rebel. Estas imagens sem tratamento, geralmente, possuem dezenas de megabytes que consomem a memória do seu site (e a paciência do usuário) tornando a navegação muito lenta.

O segundo ponto é o formato da imagem, particularmente eu prefiro JPG à PNG por ser mais leve, porém o recomendável é adotar o formato WEBP, por ser extremamente leve.

Agora, a trindade da imagem: Dimensão, Resolução e Tamanho. Dimensão é a medida da imagem – altura e largura – em pixels, resolução é quantos DPI (Dots per Inch – pontos por polegada) sua imagem possui, enquanto que o tamanho é a quantidade de bytes que compõem o arquivo da imagem.

Como resolver: As dimensões ideais começam com uma largura entre 480px até 1920px, sendo esta última medida ideal para banners e imagens “full width” que ocupam toda a largura da tela. Caso queira aderir ao formato WEBP, sugerimos ler este material. Com relação a resolução, recomendo o padrão web de 72dpi, lembrando que imagens para impressão de qualidade geralmente possuem resolução de 300dpi, portanto antes de pegar a foto do catálogo e colocar no site, reduza a resolução. Por fim, o tamanho do arquivo, tente deixar no máximo com 500Kb, isso mesmo kilobytes. Acredite, seu tráfego em dispositivos móveis irá agradecer.

Otimizar recursos

A maioria dos sites de hoje é composto por linguagens de programação em vários arquivos: HTML que “monta” a estrutura do site, CSS para estilo visual do site e JavaScript para o funcionamento de aplicações dentro do site (como um formulário). Este conjunto de arquivos pode ser extenso e desordenado causando lentidão no carregamento do site. A solução é reduzir e combinar estes arquivos para gerar menos processamento do navegador e acelerando a navegação, um processo conhecido por “minify”.

Como resolver: Essa é uma parte bem chata e bem técnica e, geralmente, requer ajuda dos desenvolvedores, exceto se o seu site foi desenvolvido com WordPress, neste caso basta apenas instalar um plugin.

Conclusão

Neste artigo revisamos 6 pontos cruciais para que o site da sua empresa mantenha ou consiga melhores posições no Google e, principalmente, consiga mais clientes através de uma experiência segura e veloz. Até mais.

Sobre o autor:

Carlos Eduardo Rodrigues

Carlos Eduardo Rodrigues

Especialiasta em marketing e vendas com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas. Pós Graduado em Marketing Digital, Design Estratégico e Ciência de Dados São-paulino, viciado em séries e videogames, nerd nas horas vagas.

Pin It on Pinterest