Sua empresa começou a anunciar no Google Adwords há pouco tempo?
Confira nossas dicas essenciais para que sua campanha de publicidade comece a trazer resultados no menor prazo possível!
1) Defina uma Meta
Iniciar uma campanha de Gooogle Adwords com o simples objetivo de “aumentar vendas” pode ser perigoso. Uma meta subjetiva pode gerar falsas percepções e futuras frustrações.
Defina quantas visitas você precisa para conseguir uma venda, e quanto você pretende gastar nessas visitas. Você não precisa (e nem conseguirá ser) preciso. Mas essa diretriz irá ajudá-lo a implementar as ações a seguir.
2) Diferencie seu produto
Ao escrever seu anúncio, tente fugir do lugar-comum – simplesmente descrever seu produto – mostre o que seu produto/serviço realmente faz e divulgue isso. Vale a pena lembrar daquela velha dica de vendas: “Mostre seus benefícios, o que seu produto faz”.
Lembre-se disso: O Google Adwords considera anúncios relevantes, aqueles que apresentem ofertas atrativas e originais para seus usuários.
3) Analise a concorrência
Observe, pesquise seus concorrentes, visite seus sites e analise o conteúdo – seja ético, não clique nos anúncios deles – e compare: existem diferenças de conteúdo? Existem mudanças ou chamadas nos anúncios que se podem estar mais atrativas do que sua campanha? Será que o lance do clique está de acordo?
Analise essas informações cuidadosamente e efetue as alterações que considerar necessárias.
4) Evite a Loucura dos Lances
A “loucura dos lances” é achar que o mecanismo de leilão de anúncio do Google Adwords é realmente um leilão comum: Basta aumentar os lances cada vez mais e isso irá garantir o primeiro lugar.
Não funciona assim! Isso irá aumentar o valor do clique, reduzir o tempo que seus anúncios ficam no ar, diminuir o tráfego e gerar muita frustração.
O leilão do Google funciona da seguinte forma:
- Quando alguém pesquisa, o sistema do Google AdWords encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondem à pesquisa.
- A partir desses anúncios, o sistema ignora todos aqueles que não são qualificados, como anúncios reprovados ou segmentados para um país diferente.
- Dos anúncios restantes, apenas aqueles com uma classificação do anúncio suficientemente elevada podem ser exibidos. A classificação do anúncio é uma combinação do seu lance com a qualidade do seu anúncio e o impacto esperado de extensões e outros formatos de anúncio.
- O ponto mais importante a ser lembrado é: mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, você ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque (por um preço menor) com palavras-chave e anúncios altamente relevantes.
- Como o processo de leilão é repetido a cada pesquisa no Google, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, dependendo da concorrência no momento. Desse modo, é normal observar alguma oscilação na posição do anúncio na página e na possibilidade de exibição do anúncio.
5) A quantidade ideal de Palavras-Chave
Ao pensar nas palavras-chave pense nos seguintes fatores:
- Essas palavras estão contidas no meu site?
- Tem total relação com meu produto?
- Qual o preço (cpc) desta palavra?
A primeira tentação é inundar a campanha de palavras-chave para que anúncio possa ser visto pela maior quantidade de usuários, não é uma estratégia errada, mas é necessária ponderar alguns aspectos.
Verifique se estas palavras realmente fazem parte do conteúdo do seu site. Se não estiverem, seu índice de qualidade (a principal métrica do leilão do Google Adwords) terá uma nota baixa. E nota baixa significa custo alto e pouco tráfego.
Analise se estas palavras são fundamentais para seus anúncios. Se forem, é hora de repensar o conteúdo do site e inserir estas palavras nas páginas.
Finalmente, analise contextualmente as palavras escolhidas. Palavras genéricas tendem a atrair um maior volume de tráfego com menor propensão de compra, ao passo que termos mais específicos tendem a gerar tráfego mais qualificado
6) Monitorar, Analisar e Corrigir ou Otimizar
É fundamental que você realize estas tarefas para extrair informações e realizar melhorias contínuas na sua campanha de anúncios.
O primeiro passo é criar uma conta do Google Analytics e instalar a codificação em seu site (clique aqui para saber mais).
Realizado todo o processo de setup é hora de monitorar: Acompanhe o tráfego em tempo real, verifique páginas visitadas e quais anúncios ou palavras-chave estão gerando tráfego.
Analise os dados: A rejeição do site está alta? Taxa de rejeição é volume de usuários que visitam seu site e abandonam sem realizar interação. Uma alta taxa de rejeição pode, entre outras coisas, significar que seus anúncios estão atraindo o público errado.
Falando em público errado, consulte as pesquisas realizadas pelos visitantes do seu site. O problema mais comum é, por exemplo, você estar atraindo pessoas que procuram algo grátis e chegam ao seu site e descobrem que é pago e abandonam seu site sem realizar nenhuma ação.
Para evitar o tráfego desnecessário, comece o trabalho de gerar palavras negativas – palavras que você informa ao Google Adwords que não devem ativar seus anúncios.
Tanto no Google Adwords quanto no Google Analytics você tem acesso a essa informação, mas dê preferência pelo Analytics que te oferece informações em tempo real.
Correções ou Otimizações dependem do status da sua campanha. Existe uma gama alta de informações que você precisa analisar para traçar suas ações: Segmentação geográfica, Segmentação por público, Horários e dias de melhor tráfego, Páginas do site com melhor performance, Anúncios ou palavras chave com melhor desempenho.
Cuidado para não valorizar demais alguns indicadores. Pode ocorrer de palavras com baixa taxa de cliques tragam resultados melhores que palavras com alto indice de cliques. Evidentemente, é possível através de análise e investigação, traçar ações para melhorar os indicadores de desempenho do Google Adwords, mas lembre-se que o principal é o resultado do seu negócio.
Precisa de ajuda na gestão da sua campanha no Google, converse conosco sem compromisso:
[contact-form-7 id=”1819″ title=”02-Google”]