3 quesitos para seu e-mail marketing ser amado

26/08/2015

As pessoas amam ou odeiam seu e-mail marketing? Muitas empresas fazem e-mail marketing e são odiadas por isso, outras não, descubra a diferença agora.

Mesmo que revistas especializadas em tecnologia ou “gurus” das mídias sociais determinem que o e-mail está morto, todos nós continuamos usando e-mail.

Muita gente torce o nariz quando falamos de e-mail marketing, não fico surpresos pois o termo, infelizmente, nos faz pensar em ofertas indesejadas, mensagens chatas, irritantes que não pedimos ou não precisamos, ou seja, spam.

Boa notícia: E-mail marketing não é spam.

Acredite, muitas empresas conquistam muitos clientes, aumentam suas vendas e rentabilidade com essa ferramenta. Eu mesmo, trabalhei numa empresa, onde o e-mail era um poderoso ativo para captação de clientes e quantas metas foram atingidas dessa forma!

Lembro-me de casos de clientes que guardaram os nossos e-mails e que, dias ou semanas depois, efetivaram a compra do nosso produto.

Por que ele guardou o e-mail? Porque era útil.

Quesito para seu email ser amado #1 – Utilidade

As pessoas guardam e-mails por que lhe são úteis no presente e no futuro – vasculhe sua caixa de entrada, tem coisa antiga lá! Isso porque naquele momento você considerou (ou ainda considera) que aquela informação era (ou ainda é) útil. Antes de mandar um e-mail para seu cliente, reflita – isso será útil para ele? E, por favor, não pense como vendedor, se coloque no lugar da pessoa que irá receber a mensagem.
Desenvolva um conteúdo, ainda que seja uma oferta de produto, possa ser utilizado mesmo que o cliente não compre. Isso vai fazer ele se lembrar de você.

Quesito para seu email ser amado #2 – Freqüencia

A equação é simples: se você recebe e-mails todo dia com a mesma mensagem, você ficará irritado ou vai ignorar, se você recebe de tempos em tempos, você nem se lembra do que se trata e não vai nem abrir. Analise o comportamento do seu cliente e compare com seu produto, será que apenas 1 e-mail por mês é muito ou pouco?

Quesito para seu email ser amado #3 – Aparência

Começando pelo assunto do e-mail: Resista a tentação de colocar “imperdível”, “oportunidade única”, “somente hoje”, “ganhe agora” e outras chamarizes. Tampouco seja simplório com subjects genéricos como “apresentação” ou “arquivo”. Seja verdadeiro, informe o real BENEFÍCIO que o recebedor irá ter ao abrir sua mensagem. Agora vamos ao corpo do e-mail, não tenho nada contra e-mails que são apenas texto, pois, conforme o contexto, isso passa formalidade e seriedade. Entretanto, o objetivo do e-mail marketing é conquistar novos clientes e logo, você deve propiciar uma boa experiência desde o início. Figura bem colocadas, texto bem distribuídos e texto consistente e atrativo ajudam muito a despertar o interesse, não se esqueça de colocar um “call to action” para leva-lo ao seu site ou tomar outra ação como ligar para um número ou responder o e-mail.

Recentemente um levantamento realizado pela plataforma de e-commerce Loja Integrada apontou que os empreendedores, micro e pequenos empresários estão buscando investir mais em marketing em 2014 e o foco das ações são redes sociais e e-mail marketing.

Se você formatar suas campanhas de e-mail marketing com base nesses 3 quesitos, tenho certeza que você começará a conquistar mais clientes.

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest