10 maneiras de tornar seu site mais vendedor!

03/02/2016

De acordo com o Cetic,  apenas 62% das empresas brasileiras possuem site na internet. Uma considerável parte desse número enxerga sua página na rede como um ativo institucional – prova de existência e credibilidade – de suas empresa.

Existem ainda, empresas que utilizam seus websites como cartão de visitas virtual ou material de apoio para seus negócios (algumas empresas costumam utilizar o site como catalogo virtual para uso de seus vendedores). Por fim, existem aquelas empresas que entendem que um site na internet é uma FERRAMENTA DE VENDAS.

Descubra agora 10 maneiras de tornar seu site mais vendedor.

1 – Qual o objetivo do seu site?

Conseguir novos clientes, não é mesmo? ERRADO, muitas empresas cometem o erro de aplicar seu discurso de vendas ao seu site, mas convenhamos, isso é quase impossível.

O que fazer: O objetivo do seu site deve ser conversar com seu futuro cliente – talvez ele não compre hoje, mas pode comprar amanhã, daqui a 1 semana ou 1 mês – sendo assim por que encerrar a conversa com uma abordagem de vendedor? Mostre seus diferenciais, as caracteristicas do seu produto e ofereça formas de contato.


 

2 – Diga o que sua empresa faz!

Muitos, mas realmente muitos sites de empresa não dizem exatamente o que fazem. O internauta presume o que você faz com base em sinais do seu site. Mesmo em sites tão específicos como empresas de contabilidade ou escritórios de advocacia – o que parece óbvio, mas não é – não existe uma menção dizendo o que exatamente eles fazem.

O que fazer: Informe claramente e especificamente na sua Home Page qual a atividade da sua empresa. Em vez de, por exemplo, “escritório de advocacia”, coloque “escritório de advocacia especializado em direito tributário para pequenas empresas”. Parece longo, mas irá reter aquelas pessoas que REALMENTE precisam do seu serviço ou produtos.


 

3 – Tenha uma meta por página

Esta dica é similar à primeira dica, mas muito mais específica. Trata-se do objetivo de cada página do seu site, evite descrever todos os seus serviços, produtos, clientes, cases de uma vez só, além de não ter um foco, é cansativo.

O que fazer: A sua Home Page deve apresentar o que sua empresa faz de forma resumida, convidando o visitante para ver mais páginas para entender melhor seus serviços ou conhecer seus produtos profundamente. Sua página “sobre” deve falar somente sobre sua empresa, a página “serviço” deve falar somente do serviço e assim por diante.


 

4 – Diga aos visitantes o que fazer em seguida

O grande erro de sites que não são vendedores é não dizer aos seus visitantes qual o próximo passo – lembre-se é uma conversa de sua empresa com o cliente potencial – depois que ele leu toda a sua página descrevendo seus serviços. Talvez o usuário procure pela página “Contato”, “Orçamento” ou um telefone em algum lugar, ou ele talvez simplesmente abandone o site.

O que fazer: Call to Action (chamada à ação) existe para isso. Coloque formulários ou botões localizados estratégicamente no final do texto, pedindo pelo seu contato. Pode utilizar textos apelativos, mas tenha bom senso.


 

5 – Fale da sua empresa gerando valor para o cliente

Mencionar seus anos de experiência, prêmios conquistados, clientes em sua carteira e inúmeros canais de atendimento, sem mostrar valor para o cliente, é simplesmente ficar se gabando, apenas isso,

O que fazer: Mostre valor para seu cliente! Veja o exemplo abaixo:

“Desde 1985, nossa empresa fornece os melhores serviços de consultoria, somos ganhadores de diversos prêmios no setor e somos a primeira empresa a oferecer atendimento 24 horas para nossos clientes”

Agora vamos reeescrever a frase acima gerando valor para o cliente:

“Desde 1985 prestamos consultoria a clientes como você, tenha certeza que nossa experiência acumulada em todos esse anos, será o diferencial que você precisa. Além disso, as inúmeras premiações recebidas pelo nossa empresa são a comprovação do mercado e de nossos clientes que iremos oferecer o melhor serviço para você. Ainda pensando em suas necessidades, somos a primeira empresa a oferecer um exclusivo canal de atendimento 24 horas para que você possa ser atendido quando precisar de nós.”


 

6 – Nada de Preços

A não ser, logicamente, que seu site seja uma loja virtual ou um serviços de assinaturas pela próprio site.

Imagine que você seja um prestador de serviços – lembre-se que o objetivo do site é iniciar uma conversa com seu futuro cliente – vale a pena fechar as portas para negociação? Se você colocar seus preços, você será comparado com seus concorrentes pelo preço, e não pela qualidade do seu serviço.

O que fazer: Novamente, o objetivo do seu site deve ser iniciar uma conversa com seu futuro cliente. O que é mais fácil: Começar uma conversa ou vender ser serviço completo por uma página? Já sabe a resposta? Tire os preços do site agora.


 

7 – Formulário de Contato

“As pessoas não preenchem isso”, já ouvimos essa frase algumas vezes de diversos clientes. Bem, se isso for verdade, dez dos dez sites mais rentáveis da internet devem ter muita sorte, pois todos eles possuem formulários.

O que fazer: Se um cliente estiver navegando na internet de madrugada procurando pelo seu serviço, ele entra em seu site e vê apenas um telefone de contato, será que ele vai ligar de madrugada ou vai ligar depois? Será que ele vai ligar depois? Ele vai se lembrar que acessou seu site? Apenas coloque o formulário no seu site.


 

8 – Testemunhos e Avaliações

Para entender a diferença:

  • Testemunhos são histórias de clientes falando sobre o serviços ou produtos de SUA EMPRESA;
  • Avaliações são histórias de clientes contando sobre a EXPERIÊNCIA DELES com seu produto ou serviço.

Testemunhos são importantes, pois geram credibilidade e transmitem a idoneidade e competência de sua empresa, porém, avaliações são PODEROSAS pois transmitem os sentimentos dos clientes para que outros clientes sintam-se mais confiantes em adquirir seus serviços ou produtos.

O que fazer: Existem diversas maneiras de fazer isso, desde solicitar um email do cliente contando como foi a experiência dele até a implantação de um sistema de avaliações no seu site. De qualquer forma, sua empresa precisa colocar isso no site.


 

9) Quadro “Por que nos escolher?”

Este é o espaço para ser mais “vendedor”. É onde seu site deve ressaltar os motivos que o visitante deve considerar para contatá-lo e iniciar uma conversa mais formal e direcionada a contratação ou compra. Pense nisso, quando uma pessoa escolhe um prestador de serviços ou deseja comprar um produto, ela quer o melhor possível para sua necessidade.

O que fazer: Este quadro deve estar no lado direito do seu site, preferencialmente em uma cor destacada para que chame a atenção do visitante. Descreva 3 (três, apenas três!) motivos que sua empresa acredita ser a melhor escolha para o cliente, a quantidade de clientes já atendidos, sua competências e expertises e, se houver, alguma menção na mídia.


 

10 – Layout Responsivo e Efetivo

Layout responsivo é aquele que se adapta aos diferentes tamanhos de tela, não importando o dispositivo – PC, notebook, tablet ou celular – o visitante terá acesso ao mesmo conteúdo de forma legível e navegável.

Layout efetivo trata-se de, basicamente, tudo que falamos até agora. A disposição das informações deve estar de forma harmônica e nos lugares chave para atrair atenção do cliente.

O que fazer: Construa seu site com layout responsivo. Para um layout efetivo, leve em consideração alguns fatores como: Locais mais visualizados pelo internauta (geralmente começa pelo canto superior esquerdo e vai descendo em diagonal), Formulários e chamadas à ação devem estar em cor destacada no canto direito, o menu deve ser intelegível e por fim, o cabeçalho e o rodapé deve possuir informações relevantes e prioritárias.

Quer um site novo para sua empresa, solicite um orçamento sem compromisso!

[contact-form-7 id=”1816″ title=”01-Sites”]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor:

Equipe Lifetree

Equipe Lifetree

Nossa equipe está sempre pensando em produzir conteúdo e compartilhar boas práticas.

Pin It on Pinterest